segunda-feira, 30 de março de 2009

29/3 - dia 38 - 205km/10659km Sincelejo Cartagena


Meus amigos,

Deixamos Sincelejo logo cedo em direcao a Cartagena, a estrada com pavimento de concreto estava ruim no inicio, depois alternou trechos bons e ruins.

Vimos centenas de ipes cor de rosa e bouganvilles de cores incriveis ao longo do percurso, qie tinha tambem muitos animais soltos pastando ao lado do pavimento, carrocas andando na faixa de rolamento sem nenhuma cerimonia, onibus parando na pista para entrada e saida de passageiros..

Nossa relacao com o tempo e muito diferente da deles... em lugares mais remotos o relogio em marcha re, pressa pra que? Deixa isso pros malucos que moram em cidades grandes.

Nessa regiao se planta muita mandioca, arroz, banana e uma palmeira parecida com nosso dende, alem da pecuaria para producao de leite que e bastante desenvolvida aqui.

A paisagem continua lembrando o sul da Bahia como ja disse anteriormente. Uma grande porcentagem da populacao e de negros, mas com tracos fisionomicos difeentes dos nossos, devem ter vindo de outras regioes da Africa, a predominancia e de individuos de estatura mediana.

Fomos parados 3 vezes na estrada, numa delas tomamos uma canseira enorme por excesso de velocidade (?!); depois de muita canseira conseguimos sair ilesos. Nesse trecho pagamos 4 pedagios. Chegamos em Cartagena pela Vila Nhocunhe... muita pobreza, muitos ambulantes, pedintes e tudo mais o que voce ja conhecem ai.

Depois de se instalar no hotel, almocamos em um restaurante proximo. Depois que o calor deu uma tregua fomos ate o centro historico que fica dentro das muralhas que os espanhois construiram na epoca da colonizacao.

A julgar pela obra monumental, imagino o que os espanhois abocanharam aqui, pois construir essa fortaleza naquela epoca, so se fosse por uma boa compensacao. Ali dentro protegidos dos ataques ficavam os nobres, la fora os pobres, aquilo ja era um prenuncio do que iria acontcer alguns seculos mais tarde, pois na periferia da cidade a situacao e a mesma de antes.

A cidade dentro das muralhas e maravilhosa, o estado de conservacao dos predios antigos e muito bom. Fiz varias imagens com minha camera 1.0 sem injecao eletronica, trio eletrico etc.. entao nao consegui mostrar todo o esplendor das construcoes. As ruas muito estreitas nao permitiram que eu tomasse distancia para enquadrar bem as casas, a pequena abertura angular da lente impediu isso, as vezes precisei deixar um poste ou uma arvore no enquadramento...

nao vou comentar muito, mas a imagens falam por si, se que os arquitetos vao aprecia-las.

A colonizacao continua com a presenca espanhola com armas mais modernas... BBVA, Santander, Telefonica etc... mas eles estao bem atras dos americanos, pois a forta de caminhoes pesados aqui e 95% de origem americana como of Freightliner, Mack, Kenworth, International, Ford, GM, Dodge etc.

Amanha comeca a via sacra para a exportacao do Land daqui para o Panama; seja o que Deus quiser, e Nossa Senhora Aparecida ajudar, amem nois tudo!!! Abracos a todos, em especial aos que enviaram comentarios.

2 comentários:

  1. opa!!!!
    dará tudo certo no despacho!
    abs ao casal

    ResponderExcluir
  2. Antonio, pede para Dona Cleide emprestar a super camera que ela comprou. abraços e continuem se divirtindo.

    ResponderExcluir