quinta-feira, 5 de março de 2009

05/3 - dia 14 - 88km / 4929km Arica - Tacna

Sai de Arica depois de uma pequena volta pela cidade em direcao a fronteira do Peru.

O complexo fronteirico tem um predio imponente no lado chileno onde fui me aproximando a velocidade bem reduzida. Uma militar fardada manda passar direto e diz que o negocio e no outro predio do lado peruano ( e mais ou menos assim: vai tonto, vai logo, chegando la voce vai saber que teria que ter parado aqui sua besta!!! )

No lado Peruano a instalacao tambem e moderna e os viajantes ficam igual bola de bilhar quando se da aquelas tacadas de arregacar, e gente indo e vindo para todo lado, sao pelo menos cinco carimbos diferentes.

No primeiro guiche o cara falou aqui e Peru, vc tem que passar no Chile antes... fui no Chile o cara falou cade a declaracao de passageiros (?!) ele disse: voce teria que ter pego la no predio chileno onde passou direto.... ok, entao vou voltar pra la: nao pode; voce ja esta ano Peru.

Tem que fazer um documento pra vc voltar, mas, mas, voce pode comprar o formulario aqui se quiser...ai dei uma volta pra outra pra ca, e compra de quem? Dos vigilantes da empresa de vigilancia que tem ai do lado hummm ja entendi...

Nesse lugares a mercadoria mais valiosa que tem e a informacao e essa e escamoteada ao maximo. Vi um guiche de informacoes turisticas com um casalzinho. Fiz um social com eles e me informaram que poderia conseguir o formulario numa boa do lado oposto do predio.

Preenchi e comecei a via sacra, fui no guiche do Chile carimbei a saida, fui no Peru e dei a entrada, ai tive que passar pela aduana, depois por outro controle, depois abrem o carro, ai sao 5 carimbos e o cara nao tem uma esferografica, precisei ceder a minha que ele queria tomar. Ai tem que colar um adesivo no parabrisas nao onde voce quer; foi dificil eu convencer o funcionario que onde passa a palheta do limpador nao convem colocar esse documento..

No formulario tem que por o numero do motor do carro, o doc brasileiro nao tem isso, eu ja sabia e tratei de colocar isso antes, ganhei tempo, porem o guiche para permissao do carro e fora do complexo, fiquei mais de uma hora debaixo do sol do deserto, pois o sistema e lento, mesmo sendo feito no computador.

Depois retornei; mais um carimbinho, ai passei com o carro em um giche chileno para dar saida do carro e no proximo Peruano para dar entrada no Peru. Segui em direcoa a Tacna que fica ha uns 50km de distancia.

A cidade e muito limpa e nao tem cachorros nas ruas. O Comercio popular e bastante forte, muita gente, muita mercadoria chinesa, muitos kioskes, vans, muitas vans, microonibus, tudo de procedencia japonesa, e taxis, uma media de tres para cada habitante.. incrivel.. achei um hotel maneiro, mandei lavar roupa e amanha ainda devo descansar por aqui antes de seguir adiante

2 comentários:

  1. bom pessoal isso ta parecendo um teste de imaginacao..rs...leiam e imaginem as fotos...
    assim que elas chegarem serao devidamente postadas!!

    boa noite!! amanha tem +

    ResponderExcluir
  2. Olá Tó, embora ainda não tenha postado nenhum comentário, estou viajando e "curtindo" junto com você. Adoraria estar junto. Quem sabe um dia. Apesar dos imprevistos e até mesmo situações cômicas (só pra quem está acompanhando sua descrição), você estava mais do que certo em fazer esta viagem. O que você ganha com isso não dá pra descrever. É único. Tento imaginar o quanto você está curtindo. Vai fundo. Boa caminhada. Que ela te surpreenda a cada instante. Agora, sem que ninguém saiba, conta pra mim quantos apitos você levou na viagem. Lembra daquela frase famosa? Abs

    ResponderExcluir