terça-feira, 17 de março de 2009

17/3 - dia 26 - 273km/7732km Tumbes Guayaquil


Ola pessoal,

Logo cedo sai do agradavel Hotel que aparece na foto la em Tumbes. Ontem no final da tarde quando postava as informacoes no blog, baixou um enxame de pernilongos e em 5 minutos fez a festa em mim... morderam por cima da camisa, na barriga, nas costas.. tive que bater em retirada, e hoje de manha, mesmo com o exposis ( repelente a base de dinamite e bomba de hidrogenio ) um deles picou meu pe....

Bem depois de rodar uns 20 km cheguei a fronteira do Equador. Na saida do Peru, cheguei logo apos um onibus, entao a demora foi de uns 45 minutos apenas para carimbar o passaporte. Para variar tem aqueles caras tipo flanelinha que voce nem olha na cara e eles nao desgrudam de voce, nesse caso para me explicar o obvio que era entrar em um corredor sem saida e ficar na sauna da fila.

Saindo dali atravessei uma pequena ponte e ja estava do lado equatoriano. As imagens falam mais do que as palavras. O local e indescritivel. Se o mundo tiver -- e ali mesmo. Nao ha informacao nenhuma, nao e possivel identificar os locais onde voce dever ir para fazer os tramites.

Na mesma via onde passam carretas enormes, onibus, enfim todo o trafego ha milhares de barraquinhas vendendo o que voces puderem imaginar. Numa delas se vendia filhotes de cachorro. O Kia da minha frente parou para comprar cachorro ( nao o quente; o vivo mesmo ), fui ultrapassar ele o guarda nao permitiu.

Para dar saida do carro do Peru, tive que estacionar ( na verdade abandonar ) o carro nessa via acreditem se quiserem. Passo seguinte e dar entrada do carro no Equador. O predio esta ha uns 600 metros de distancia, e para chegar la e so passar pelo corredor polones de barraquinhas, em outras palavras se o tramitador nao estiver junto, voce so chega la depois de duas horas perguntado aqui e ali.

O guiche nao e sinalizado, e do lado de dentro a funcionaria fala com voce por um pequeno orificio, que e pra voce nao ouvir mesmo. Com o certificdo do carro na mao, e a licenca internacional para conduzir veiculos, ela pergunta: qual a marca do carro/Qual a cor do carro/ Qual seu endereco? dados que estao nos documentos que ela tem em maos..... e para encerrar, pede a carteira nacional de habilitacoa que aqui nao tem validade nenhuma.

Mas para te ajudar ha o "tramitador", essa simpatica figura com cara de jogador de bilhar, que aparece em uma das fotos.. carrapato perde longe pro cara, ele cola nos calcanhares e onde vc vai; la esta o sombra.

Nessas andancas nao levei a camera fotografica, alias quase todas as fotos foram feitas com o carro em movimento. O proximo passo e dar entrada no Equador, e esse predio fica ha 3 quilometros ja na estrada, o tramitador vai ate la com voce e pede pra voce pagar o taxi de volta... quer mais ou ja chega...

Coincidentemente encontrei um casal de espanhois (Isidoro & Marga )que esta fazendo um trabalho na Unimar ( Univ. de Marilia ). Eles estao indo para o Mexico de carro, acabamos fazendo amizade e jantamos juntos, muito simpaticos, bom papo mesmo.

A estrada no Equador no inicio estava muito boa, depois ficou meio esburacada, mas no geral e mais sinalizada que a Peruana, tem muitas placas indicativas de direcao e depois do segundo pedagio ( paguei 3 de um dolar cada ), a empresa concessionaria oferece uma vasta gama de buracos que e para nao deixar o cliente insatisfeito. Basculante levando pedra de meia tonelada sem a tampa traseira pode...

No trajeto muito verde, me sinto na Rio-Santos, vegetacao exuberante, muito mais umido, plantacoes de banana e cacau. Casas humildes mas com flores muito bonitas e coloridas enfeitam a pobreza do lugar. Muitas das construcoes sao feitas em palafitas, o que mostra que o lugar em bem umido e sujeito a enchentes, mas no final e muito melhor do que tenho visto nos ultimos 20 dias. Subiu o astral!!!

A chegada em Guayaquil foi tranquila, a cidade e bem grande tem um transito como o nosso, mas aqui se buzina muiiiito menos que no Peru o que ja e uma vantagem.

A moeda Equatoriana era o Sucre ate 2000, ai o governo resolver "sucreficar" ele e adotou o dolar como moeda padrao. Amanha pretendo fazer um city tour para conhecer a cidade que tem varios locais historicos. Uma vez mais grato pela companhia e um abraco a todos voces.

4 comentários:

  1. Amigo, vou te falar uma coisa... Cada dia que passa seus relatos estão melhores... Emocionam, fazem a gente rir, descrevem, informam... Parabéns viu?? Estou adorando!!
    PS: Continuamos cuidando de D. Clê direitinho... Mas acho que vamos acabar esse período mais gordinhas, de tanto restaurante, cafezinhos, rsrs!

    ResponderExcluir
  2. que recepção equatoriana hein....
    realmente a imagem das barraquinhas dizem mais que 1000 palavras...
    Buen Viaje.

    FH

    PS: Camila... atualiza o mapa do papai!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tò nao sei pq todo o povo "pero que si pero que no" gosta de trâmites alfandegarios complexos!!!!!!!!!!!eta povinho enrolado!!!!!sua descrição mais 1 vez está o maximo!!!!!!!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto, se fizermos uma comparação, andar pela 25 de Março na época do Natal é fichinha !!!
    Quer dizer também que, quem achava que o (*) do mundo ficava no Piauí, é porque não conhece Tumbes?

    ResponderExcluir