sexta-feira, 20 de março de 2009

19/3 - dia 28 - 434km / 8166km Guayaquil Quito


Meus amigos,

Saindo de Gauyaquil, passei por uma regiao onde ha muitos alagadicos. Eles tem um serio problema de dengue aqui, vendo essas areas alagadas fica facil entender porque. As casas todas construidas sobre palafitas, e a pobreza e a mesma de sempre de sempre, florida....

Muita plantacao de arroz e garcas, muitas garcas milhares delas. A ultima vez que vi isso foi no Mato Grosso em 1964.... As fotos foram feitas em movimento, portanto nao sao de boa qualidade.

O trajeto foi muito cansativo, em quilometragem equivaleu ao dobro. A sinalizacao nao manteve a mesma precisao, apesar de eu ter pago tres pedagios de um dolar cada.

Como boiada nao paga pedagio, ela se desloca na pista mesmo. Nessa area ja nao muito alagada cultivam um tipo de palmeira que deve ser similar ao nosso dende.
Os coquinhos sao postos para secar na lateral da pista simples, sem acostamento......

Aqui tambem se cultiva papaya, cacau e balsa que e uma madeira muito leve utilizada para fazer aeromodelos entre outras coisas. O importante e que a vegetacao e muito exuberante.

Na vespera montei dois roteiros um alternativo; ao chegar a uma bifurcacao sem sinalizacao, fui a um quartel de bombeiros e pedi orientacao, me ensinaram o que seria dai em diante a rota alternativa....

Subi uma serrinha muito enjoada, pista unica, carretas enormes, cerracao fechada, imaginem a Anchieta com pista unica e 80 kms so de serra.. acidentes ribancerias e muitas cachoeiras descendo do alto, alem de deslizamentos, muitos deslizamentos.

Finalmente no topo da serra o ceu se abre e Quito esta a vista. O bom e que aqui nao ha mosQuito!!!! E um vale muito bonito, a cidade e longitudinal espalhada nas encostas dele. Bonitinha, nao ha predios muito altos, so de perfil baixo, e possivel ver o horizonte sempre, nao e deprimente.

No transito uma dupla de senhores numa moto, para atras do Land e exclama: SAN PABLO..BRASSIL!!
Fiz sinal; se aproximaram, pedi ajuda para achar um Hotel, o da garupa imediatamente se ofereceu para entrar no meu carro, e me trouxe ate um lugar agradavel onde estou agora, me alojou em um Hostal.

Conversando com eles (Jose e Marcelo) soube que estao planejando uma viagem ha tempos, mas nao conseguiram ir adiante ate agora.... Enquanto conversavamos caiu o aviao aqui proximo, a tv do bar entrou em edicao extra mostrando o acidente.

O Jose e o Marcelo, me informaram que o sonho deles e ir ate Ushuaia, como ja fui e tenho informacoes nos sentamos em um cafe tomamos umas cervejas e ficamos amigos, hoje nos veremos novamente, a filha do Marcelo ganhou uma bolsa de estudos brasileira e hj vai saber onde ficara no Brasil, gente bonissima.

O Hostal onde estou e simpatico, e uma casa de familia, um casal e dois garotos, muito limpo. Encontrei la um sueco o Hendrik que talvez siga comigo ate a Colombia, ele ao ver o Land ficou pirado, me procurou para saber detalhes da aventura, ele se assemelha fisicamente um pouco com um amigo de meu filho chamado Gros...uma figurinha.

Bem agradeco a todos pelos comentarios que foram muitos, a companhia de voces faz minha viagem muito agradavel, agradeco a todos; um bom dia a voces!!!!! Esclarecendo, pechincha aqui se diz: pedir un descuento.

Ahora un poquito de portunol para la pareja de espanoles: Isidoro, yo me encuentro en Quito y manana salgo de aca para Otavalo donde intentare me quedar por un dia o dos, de ahi me voy a Colombia. Me quedo un dia em Cali y otro mas en Medelin, quicas un otro dia, entonces voy a Bogota donde encuentro mi mujer que viene de Brasil. Si posible arreglar los dos autos en lo mismo container ahorramos unos dolares.. saludos que hagan un buen viaje!!!

6 comentários:

  1. Olá Tó, você me fez lembrar de um slogan dito por ocasião das transmissões esportivas da TV Cultura que dizia "Esporte é cultura". Pois é, "Tó também é cultura". Além disso, exemplos de boa convivência e camaradagem com nossos hermanos, um tanto quanto em falta hoje em dia (e não apenas com os hermanos), uma pena. Mudando de assunto, aproveite o tempo livre para pesquisar sobre o Hyatt e Fasano locais que a D. Cleide está chegando. Hostal e comidinha caseira nem pensar. Em tempo: já que estás na Colômbia, se for possível me traz um "recuerdo": um quilo de "farinha", da pura. Abs e boa viagem.

    ResponderExcluir
  2. oi papis... nossa ontem vi noticias desse acidente com o avião em quito e claro q fiquei preocupada né!! espero q daqui pra frente vc passe por cidades q tenham esse tipo de problema ANTES ou DEPOIS do problema!! rsrs... ;-)

    seus cartões ficaram prontos... e os adesivos estão em produção :-) acho q vc vai gostar...

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Don Antonio, muy bueno su portunhol, melhor que meu portugues...fico feliz que sua viagem ta indo 100% e estamos acompanhando dia a dia aqui em casa eu e Chary (ela ja esta ate me animando a fazer algo parecido, claro que mais light), seus comentarios sempre muito legais, vou sugerir vc para nobel de literatura de blogs. com relacao a Dona Cleide tem dado bastante trabalho nestes dia, acredito que como nao tem nenguem em casa para ficar falando (coisa que ela gosta muito)ta descontando nas pessoas que dao atencao para, mas emfim estamos cuidando bem dela, e agora com maior dedicacao uma vez que vc vai compra a p... do meu chapeu, OBRIGADO Antonio e desculpa encher o saco com isso.
    bom abracos e continue se divirtindo..

    ResponderExcluir
  4. nossa gente isso tá ficando cada dia melhor..é uma diversão e tanto!!!
    adilson e victor, obrigada pela parte que me toca...rs

    ResponderExcluir
  5. Don Antonio (adorei o codinome), sua esposa continua cada dia mais pirada!!!Cuide bem dela ai pq agora perderemos ela de vista e a reponsa é toda sua!!!!Besotes e espero que continue curtindo essa maravilhosa viagem e dividindo com a gente suas impressões

    ResponderExcluir
  6. Valeu Trevisan...o pessoal da Ariane manda lembranças. Todas as vezes que vou lá elas perguntam por onde vc está passando. Viram até a entrevista do SBT. Só não estou tomando o seu cafezinho porque senão vou ter que ficar um ano sem colocar uma gota na boca depois.
    Continuo acompanhando a jornada. Abs.

    ResponderExcluir