segunda-feira, 23 de março de 2009

23/3 - dia 32 - 449km / 9235km Popayan Ibague


Meus amigos,

Continuando nossa jornada, hoje cedo nao consegui conectar a internet via WiFi, entao desci a recepcao do hotel, onde a gracinha tambem nao funcionou...

Na mesinha de centro da recepcao, o jornal local com a manchete na primeira pagina: FARC mata um oficial e fere um soldado em ataque, logo acima uma foto da cratera aberta pela FARC na Rodovia Panamericana com 80 quilos de dinamite..... sera que meu estoque de cueca vai dar ate o final da viagem?

Sai do hotel, e 15km depois passei pela cratera. Os caras nao brincam em servico nao, padrao ISO 9000 o buracao feito por eles.... Em razao disso passei por varios comandos, muitos mesmo, e fui parado em 3 ou 4, novamente tive que descer do carro, ser revistado, em um deles havia ate cao farejador.

Em alguns trechos da estrada, vi soldados equipados para combate ( carregando maca, suprimentos etc ) andando em fila indiana pelo acostamento em ambos os lados da estrada, eles se deslocam a distancia de uns 20 metros um do outro.

Em outro local eles se deslocavam aos pares, a uma distancia de 50/60m um do outro, e num ponto da estrada, havia tres postos de controle em um espaco de 2 km apenas.

Mesmo com todos esse problemas, a viagem transcorreu bem. Conforme eu esperava o relevo melhorou muito, e pelas fotos voces verao que tambem tem estrada muito boa aqui. Onde ocorre acidentes eles pintam uma estrela no asfalto, a placa convoca os usuarios a evitar que sejam pintadas mais estrelas na estrada. E o que temmuito aqui sao pedagios, ontem passei por 6 deles...

Rodei por uma estrada de pista dupla, e depois uma secundaria onde tirei umas fotos ate entrar nas nuvens, pois no final tive que cruzar umas montanhas bem altas, e ai sim foi de novo complicado, curvas, precipicios, e controles dos militares.

As paradas nas estradas sao muito boas, limpas, e confortavel nesse aspecto viajar por aqui. O povo tambem e muito gentil e bonito. Aqui ja comecei a ver plantacao de cafe, cana de acucar e outros produtos que nao consegui identificar.

Nas encostas das montanhas vi plantacoes em lugares com inclinacao muito aguda, tudo feito manualmente... tropas de animais (mulas), e que transportam a producao nesses locais, pois nao ha outra opcao em local assim acidentado.

Consegui plantar minha arvore, trata se de um "borojo", quem vai cuidar dela e o Senhor Fabio Medina que aparece na foto, ele foi muito gentil, e nao permitiu que eu pagasse pela muda, pois tambem tem mentalidade conservacionista.

Comprei agua mineral com a moca que aparece na foto e a Angie; ela teve muito interesse na viagem, e principalmente no plantio de arvores em cada pais.. isso realmente sensibiliza as pessoas; que bom!!!!

Amanha devo ir para Bogota, se tudo der certo apos o almoco deverei estar chegando la. A voces todos grato pela companhia!!

5 comentários:

  1. Oi Tó, não estou fazendo propaganda de nenhum produtos Tabajara, do Casseta e Planeta. Mas se prepare porque seus problemas acabaram. Coloque aquela música do poeta Chico Buarque porque a D. Cleide está chegando. Feliz reencontro. Em tempo: você está conseguindo manter seus relatos em um nível muito bom. Parabéns. Abs

    ResponderExcluir
  2. Um ponto importante, ai pra cima sempre compre agua de garrafinha... Fica ai a dica!!!
    Estou planejando as minhas ferias pra junho Pucon + Atacama, e advinha onde fui reler algumas coisas sobre o deserto.... Aqui!!! hahahaha
    Nao deve ser muito interessante ler noticias sobre as FARCs, mas no minimo é muito curioso, já que vivemos num lugar tão pacífico.
    as curvas, precipicios e desfiladeiros, nao sao tão interessantes. hahahahah mas o piloto é bao, eu nao me arriscaria...

    Continue aproveitando a trip, estamos te seguindo daqui do outro lado do continente...

    ResponderExcluir
  3. será que a cratera não era do ponto de decolagem dos mecanicos de aviao aqui do galeao??
    bj pai

    ResponderExcluir
  4. gente estou indo!! já fiz várias despedidas..parece até que eu vou ficar uns 5 anos fora...estou indo pra + uma agora..com os filhotes, é claro!!
    besos a todos e obrigada pela cia de vcs!!!
    FUI

    ResponderExcluir
  5. Don Antonio, colombiana simpatica, o que ela vendia mesmo ???

    ResponderExcluir