quinta-feira, 14 de maio de 2009

14/05 - dia 84 - 655km/25266km - Grand Praierie/Forth Nelson


Meus amigos,

Hoje subi mais um pouquinho, cheguei até uma cidade chamada Forth Nelson. Sai de Grand Praierie com um dia lindo, depois de algumas horas, começou a chover e nevar, a temperatura despenca quando o sol se esconde. Depois de algum tempo o ar quente deixou de funcionar... já consegui conserta-lo novamente, vai ser um porre isso enquanto eu estiver nessa região fria.

O percurso foi todo através da pradaria. A vegetação predominante é de uma árvore que parece estar morta agora por causa do inverno, e onde ela esta, não tem nenhuma outra espécie. Praticamente não há pinheiros, a não ser em áreas de reflorestamento onde são plantados para produção de papel.

No acostamento da estrada vi um ursinho preto muito bonitinho, me preparei para fotografa-lo, mas apareceu uma carreta no sentido contrário e ele correu para a mata, esperei alguns minutos pois ele estava próximo, mas não adiantou.. ele estava com medo mesmo, uma pena.

Vi outros animais que não sei identificar, mas são daquela turma que trabalha para o Walt Disney.. acho que era o bambi e o resto da familia. Vi alguns deles mortos por atropelamento também, parece que isso é comum aqui.

A atividade aqui é a exploração de petróleo e gas natural que é extraído das terras dos indios. Passando por uma ponte fotografei um oleoduto suspenso cruzando o rio. O governo paga aos indios mensalmente um bonus pela exploração das riquezas naturais. Em razão disso, quase não há atividade em agricultura ou pecuária na região.

Os preços de tudo por aqui são bem mais altos que nos lugares que já passei, combustível, alimentação e hotel, são muito caros. A paisagem é agradável, mas a cidade é muito esquisita para nós, pois parece deserta......hoje o sol se põe depois das 22:30hs...uma doideira...

A voces todos que me acompanham, um grande abraço!!!

7 comentários:

  1. Trevizan, é bom arrumar o seu aquecedor...as temperaturas à frente estão oscilando entre 30º e 26º F...algo entre 0º e -3º. Como eu sei que vc adora o frio, convem incrementar o estoque de meias.

    Em seu roteiro está prevista a passagem por North Pole? Calma, eu sei que vc não vai subir tanto assim. Essa North Pole é uma cidadezinha do Distrito de Fairbanks. (rs)

    ResponderExcluir
  2. ...se estiver muito frio por aí, eu mando um motoboy entregar um chocolate quentinho da Ariane..(rs)

    ResponderExcluir
  3. caramba que doidera!!!! 22h30 e com sol... tenho mta vontade tb de ir pro AK no inverno... 4h de sol... sei la acho q passar uns 4 dias por la ta bom.

    e essa calefação da land que nao funciona? nao eh so jogar o ar do motor pra dentro? bem, desculpe mas sou leigo sobre mecanica de carros!

    aproveite que está chegando....

    falei com a camis ontem e ela tá preparando um estoque de meia, cachecol, balaclava pra vc! Tipo, vc nos -3 e se sentindo em pleno calçadao de copacabana no verão.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tó, com toda a tecnologia do Land, que você costuma exaltar, se esta porra, com o perdão da palavra, do ar quente insistir em continuar não funcionando, sugiro passar numa banca e reforçar o estoque de jornal para tapar os buracos, já que até o Alasca não vai ser mole. Não se acanhe em se agasalhar bem, dos pés a cabeça, mesmo que a profusão de cores não te deixe tão bonitinho, basta evitar de cruzar com a Julia Roberts. Qualquer coisa você joga seu charme. Pelo visto você não está entrando numa fria, já entrou. Boa Viagem. Abs

    ResponderExcluir
  5. Puts, Trevisan, que jornada em! Espero que dê tudo certo com o aquecedor!!
    Cle

    ResponderExcluir
  6. clemente eu tambem...ja acendi duas velas e to marcando hora com o pai de santo...rs

    universitarios please ajudem resolver essa parada!!!

    bjs cleide ( so consegui postar anonima...rs)

    ResponderExcluir
  7. Caro Tó e essa anônima ai de cima: deixem de reclamar!!!!!!!afinal estão indo ao alaska e "entrando numa fria de land"!!!lembrem-se de sua amiguinha que morou em montreal e pegou temperaturas de -20 e sensação térmica de -36 em 2 invernos e não tinha land nem nada!!!!!busão e metrozão e pezão!!!!!
    beijocas gélidas

    ResponderExcluir