sábado, 16 de maio de 2009

15/05 - dia 85 - 975km/26241km - Forth Nelson/White Horse


Meus amigos,

Hoje foi um dia muito agradável. No início da estrada há uma rotatória onde esta escrito: Alaska Highway - marco zero: aqui começa a aventura; é pura verdade. A estrada é muito bonita, margeada por montanhas majestosas e muitos lagos.

Como já escrevi anteriormente e as fotos mostram, o verão está um pouco atrasado esse ano pois os lagos estão começando a descongelar em alguns pontos, mas ainda falta muito para o degelo total, e entre as árvores também ha muita neve acumulada. Meu plano de atravessar o círculo polar artico está dependendo do clima, pois s econtinuar muito frio e nevando vou ter que cancelar esse ultimo trecho do roteiro.

Devo chegar sem problemas até Fairbanks, hoje na estrada um cara rebocando um trailer pediu para eu parar e fez uma porção de perguntas sobre o Land e a viagem.. ele tem um Land também e mora em Fairbanks, já mandou ligar para ele quando chegar lá, pois quer ir para a América do Sul com o Land dele...

Na estrada, próximo dos lagos existem alojamentos para os motohomes, traillers, e também cabanas para quem viaja com o carro comum. Em alguns lugares ha hoteis no estilo montanhes, muito bonitos.

Ao longo da estrada se encontram também lugares para um lanche rápido, postos de correio, áreas de descanso com banheiros, pois para os meninos é arriscado fazer xixi na estrada, porque por aqui tem muito pica-pau.... (se bem que, com esse frio ta dificil de encontrar ele).

Falando em fauna, vi vários animais, alguns isolados outros em bandos, os mais comuns são aqueles que não sei identificar, tem uns sem chifre, outros com chifres pequenos e outros com chifre para ninguem botar defeito, esses são aqueles tipo de cabra da montanha, mexer com eles em geral da bode!!!

Os bisões que eles chamam de bufalo, em geral estão em grupo, esses são bravos principalmente quando tem cria recente, na foto ha dois novinhos descansando no barranco e outro andando junto com a mãe, uma gracinha. O urso estava longe, não consegui uma foto boa, esse era adulto e estava procurando alimento logo abaixo da estrada.

A flora não tem graça, ou são pinheiros, ou a outra especie. Com o peso da neve muitas arvores caem e com elas levam sempre outras 4 ou 5 pois elas crescem muito próximas umas das outras quando não juntas. Isso é muito bom para quem mora próximo, pois a abundancia de lenha é uma constante, no inverno só passa frio quem quiser, pois para o aquecimento lenha tem de sobra.

As pontes metalicas tem o tabuleiro feito de grade metalica, assim a neve não se acumula sobre ela e cai pelos vãos, aumentando a segurança dos usuários e não sobrecarregando a estrutura, muito interessante essa solução.

Cheguei a uma cidade muito bonitinha chamada White Horse; amanhã cedo vou trocar óleo do carro e seguir adiante. O problema do ar quente é que a portinhola dentro do aquecedor vai fechando com a vibração, e eu tenho que dar uma apertadinha com o alicate (daquelas que sai agua do eixo, e girar o mesmo no sentido contrario ), ai volta a funcionar a bagaça.

A voce todos um bom fim de semana e obrigado pela companhia.

8 comentários:

  1. caramba!!!!
    bufalos!!! que show... gostei da plaquinha do derrapamento caso abaixo de zero C.
    Trevizan, ouvi que vc vai esticar até a Russia, ja q está ali no AK.

    ResponderExcluir
  2. agora tá pertinho bem..
    amei essas fotos...daqui pra frente cada vez + lindo!!!
    não vejo a hora de chegar...rs

    ResponderExcluir
  3. alô, prezado Toninho...
    toda noite venho até ao computer para ler seu
    relato, fantastico...que fibra...Regina, Tb se
    interessa e fica feliz em ver as fotos
    maravilhosas e os animais, um encanto...para-
    bens, um forte abraço,
    seus primos,
    Regina e Luiz Cunha

    ResponderExcluir
  4. Olá Antonio, gustamos muito de ver as fotos de hoje. Agora comienza un nuevo paisaje para ti. Nosotros estamos en Venezuela (San Carlos). Aquí tem muito calor. Son las 20:00 horas y habrá unos 25 grados. Tu allí estarás bien fresco. Hoje pusimos 46 litros de gasolina por menos de 1 dolar. La gasolina está más económica que el agua. Una garrafinha de agua de 5 litros cuesta 1,5 dólares. Bueno, seguimos tus pasos. Abraços para ti y Cleide.

    ResponderExcluir
  5. Olá Trevisan, contei o caso do aquecedor para um amigo que é caminhoneiro nos Estados Unidos, ele me disse que usa no seu caminhão como complemento um aquecedor de ceramica que é ligado nos 12v do acendedor de cigarros, chega a elevar a temperatura em 10º, vc pode encontrar em qq loja/posto grande que atende caminhões, tb tem no Canadá.
    Cuidado pra não levar outra chifrada dos bisões eles não gostam de Defender Azul!!!
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS!!!!! ESTAMOS ENCANTADOS COM TUA DETERMINAÇÃO!! LINDOS RELATOS, MARAVILHOSAS FOTOS!! BJS!!!

    ResponderExcluir
  7. pessoal ele chegou no alaska, está na cidade de TOK ..mas não consegue postar...a conexão está péssima!!!
    daqui a pouquinho sai destino a Fairbanks!! e está super feliz!!

    descupa hem.. mas o meu marido é o máximo!!! rs

    ResponderExcluir
  8. eita paixão braba hein Tó!!!!!!!!baita declaração!!!!!!!!mas não é so ela que te acha o maximo!!!! as amiguinhas dela tb!!!!!!!!
    bj e ....VITORIA!!!!!!!!!!!!!!
    aguardamos contatos imediatos do "menos alguns graus"!!!!!

    ResponderExcluir