domingo, 17 de maio de 2009

16/05 - dia 86 - 637km/26878km - White Horse/Tok


Meus amigos,

Logo cedo troquei o óleo do motor, antes da hora mesmo, pois nesse frio isso da diferença, acabei colocando 10W30 ao invés do 15w40 que nem existe aqui... não tenho essa tomadinha para esquentar o motor que eles tem por aqui conforme vcs podem ver nas fotos acima.

Quando abasteci o carro dois rapazes que estavam em um Honda, um de Atlanta e outro de Washington, ficaram entusiasmados com minha viagem, estão planejando de ir para a América do Sul, me prontifiquei a dar algumas dicas. Eles ja estavam de saída voltaram, e me convidaram para fazer um trecho junto com eles aqui no Alaska... mas meu roteiro é diferente, os caras ficaram entusiasmados comigo, muito engraçado mesmo.

Eu não esperava que a viagem fosse ter essa repercussão, já temos quase 12000 visitas no blog.. quando chego ao hotel ligo imediatamente o computador, em White Horse, quando liguei, já tinha uma entrada de alguem da cidade.... impressionante!!! E o que dizer de alguem que me acompanha em Papete, uma minúscula ilha do Pacífico....

Estou começando a ficar preocupado, esse negócio de mexer com as emoções dos outros é de muita responsabilidade; será que eu vou segurar essa barra até o fim?

Na estrada foi novamente aquela sequencia de paisagens deslumbrantes. Montanhas majestosas cobertas de neve, lagos congelados enormes, e a imensidão, o vazio, quase não se ve gente... e isso aumenta o deslumbramento, e nos reduz a insignificancia que somos diante disso tudo.

Quase não vi animais, apenas um porco espinho que não consegui fotografar. Em uma das paradas um casal que estava de binóculos, me emprestou para ver um tipo de cabrito da montanha de cor branca, que estava pastanto no alto, era impossível ver sem o binóculo, muito bonito mesmo... havia um grupo deles pastando na beira do abismo. Vi várias placas alertando sobre a presença de alces, mas não vi nenhum, acho que foram em alguma balada na sexta ou estavam em algum churrasco no sábado porque na estrada não estavam...

Não há atividade nenhuma nessa região a não ser o turismo, com os parques para estacionamento de traillers, cabanas, postos com alojamento e loja de conveniencia, e atividades correlatas. Próximo dos lagos há vários trailler campings e cabanas com instalações apropriadas.

A vegetação é aquela de sempre, os pinheiros e o outro tipo de árvore, sem nenhuma variação nos ultimos 2000km.... e nós só na Mata Atlantica temos em torno de 4000 espécies e continuamos a acabar com ela.... da pra entender?

Próximo da divisa com o Alaska e depois também o terreno é mole como uma polenta, tem muita água infiltrada no solo. A estrada esta toda trincada e cheia de imperfeições, afundando em vários lugares, os postes de energia ficam todos fora do prumo, alguns afundam no prumo, parecem um anão.... manter essa estrada deve custar muito caro, pois ha equipamento distribuido ao longo dela em muitos lugares, parece que nem são removidos de lá, pois as distancias são muito grandes.

Eu já vi várias vezes a noite enluarada, mas noite ensolarada nunca tinha visto. Fiz as duas fotos as 21:30hs, uma a favor do sol para mostrar a intensidade da luz e outra contra para mostrar a altura que o sol ainda estava... bem no dia seguinte acordei as 4:00hs e do lado oposto do hotel quem estava lá? O sol novamente iluminando tudo, é aquela luz intensa do nosso mes de Maio ai no Brasil, muito estranho para nós.

Nesse hotel apesar do sinal estar ótimo, não consegui fazer a postagem do dia, por isso atrasei a informação. Bem como voces podem ver já estou "Alaskado" o próximo passo é ir até Fairbanks.

6 comentários:

  1. Esta paisagem é incrível. Com a riqueza de imagens que tens passado nesta tua viagem vais motivar tanta gente que a densidade de brasileiros frequentando o Alaska acaba virando noticia da região. Fico impressionado com as estradas. Queria saber porque elas existem se a densidade populacional é baixa. Seria apenas para transporte de madeira? Ou será que estes governos tem motivos diferentes do que o nosso para certas ações de infra-estrutura? Se o Canada ou EUA fizessem contratos de obras como da nossa duplicação da BR-101 SUL eles estariam mais atrasados que a Etiópia no mercado global. Será que o povo canadense ou americano cobra do governo esta qualidade nas obras ou seria uma questão cultural? Ou seja, estes governos fazem obras duráveis ou com orçamento de manutenção apenas porque aprendem desde a infância que é o certo a ser feito?

    Parabéns pelo sucesso que tem sido esta viagem e nossa diversão de todos os dias.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. pra aguentar tanta responsa vai ter que fazer muita terapia..rs
    e como disse o prof..quero ver vc se desacostumar dessa liberdade e dessa vida nômade... bom deixa isso pra lá agora é hora de COMEMORAR!!!
    super beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. UHU!!! papis... PARABÉNS!!!! :-D

    muito orgulho de vc por aqui... ;-) inveja não pq acho q a temperatura em sampa ainda tá mais confortável q nesse gelo todo aí... hehehe...

    mas sem dúvida, é uma marca pra comemorar mesmo!!! chiquérrimo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Trevizan,
    Felicidades de Llegar a Alaska!!! Your pictures are incredible and the ones of Yosemite were fantastic. I hope Cleide has now joined you in Alaska and that you enjoy your time visiting Denali and the other great National Parks of Alaska. Cuidate amigo. Ciao.

    ResponderExcluir
  5. Trevizan, cada dia fica mais legal ler o seu blog!! Queria estar aí tbm!
    Um dia tenho que fazer isso, mas acho que pularia a America Latina... rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Trevizan, parabéns pela coragem e pelas fotos, fiquei impressionado com as paisagens e com fauna local, principalmente com as fotos dos ursos.
    Boa sorte em seu trajeto de volta.

    Abraços

    ResponderExcluir