quarta-feira, 20 de maio de 2009

18/05 - dia 88 - 836km/28065km - Fairbanks/Deadhorse


Meus amigos,



Voces me deixam emocionado com esses comentários.. eu choro.. voces sabem que tenho pressão alta, quero voltar para casa nesse caixão sobre rodas, não no de alça...

Bem a viagem daqui até Dedhorse, fiz pela Dalton Highway, uma rodovia de serviço que serve apenas para manutenção do oleoduto que atravessa o Alaska digamos de nordeste a sudoeste. Voces devem se lembrar daquele vazamento famoso do petroleiro Edson Valdez, pois o oleo passou por esse tubo ai.

A estrada foi feita em 7 meses, as companhias de petróleo se juntaram, puseram umas moedas na mesa e mandaram fazer a estrada. Ela é uma sequencia de trechos com asfalto e outros de cascalho. Ha 7 estaçoes de bombeamento nesse trecho e o que se ve são as carretas levando equipamento e suprimentos e as pick-ups com o pessoal de manutenção.

A paisagem no caminho é deslumbrante quando atravessa a cadeia de montanhas. O movimento é apenas do pessoal das petroleiras e alguns turistas. É necessário abastecer em Cold Foot ( Pé Frio ) pois não da para chegar em Dedhorse com um tanque, as duas bombas que aparecem na foto é o posto.. no meio do nada.. aqui foi o principal acampamento na época da construção da estrada.

Vi poucos animais pelo caminho, um não sei o que ( a Dra. Lucia mandou as informações sobre os animais mas não encontrei esse da foto, tenho certeza que não é um tatu!!!) Vi também um bando de renas, elas vem passar as férias aqui, depois voltam para ajudar o Papai Noel.

Elas começaram a correr do carro em linha reta convergindo para a estrada eta bicho burro, elas devem ter QI de ameba... só depois que uma delas tomou um tombo e meteu o bundão com força na neve é que elas resolveram mudar de rumo.

Depois de Cold Foot rodei mais de 400km e só vi 17 veículos, uma pick up e o restante essas carretas, a estrada é deserta mesmo. Passei por uma região onde tem avalancha na época que neva, agora não existe o risco. Deadhorse é basicamente um acampamento de peão das petroleiras e suas empreiteiras.

Tudo é feito em módulos em geral sobre suportes para não encostar no chão. Agora começou o degelo e só tem poça dágua, andar lá é um horror, vc se lambuza todo, é uma meleca só por todo lado.

Cheguei as 22:30hs e o sol estava clareando tudo, agora ele só se põe em Agosto. Para ir até Prudhoe Bay ver o Oceano Artico tem que pedir permissão com antecedencia e qdo cheguei já não dava mais, eu teria que dormir outro dia no container pagando 190 dolares.. desisti... já via as fotos é uma aguinha cinza, feinha feinha...prefiro ver o nosso ai no Brasil!!!!

Não postei nada porque estava muito cansado e como diz o Chico Buarque "a tarifa não tinha Graça" 5 dolares por uma hora de internet.... Espero que voces gostem das fotos...

Agora cá entre nós, mineiramente falando: si ieu fosse oceis num perdia pur nada a di aminhã, nóis vai ponha a Grobu nu borsu!!!! Abraços atodos voces meus queridos!!!

5 comentários:

  1. cada visu hem???
    manu vc não é um pouco louco é mucho loco!!!

    "ha homens que lutam um dia e são bons.
    ha homens que lutam um ano e sao melhores.
    ha homens que lutam muitos anos e sao bons em demasia.
    mas ha homens que lutam toda a vida.
    estes sao imprescindíveis."
    bertold brecht
    vc é d+

    beijos estou com saudades!!

    ResponderExcluir
  2. Errei feio na previsão... achei que a estrada seria bem pior. Que bom! Errei tambem no local. Não olhei as fotos do satélite da região ao lado da pista de pouso e concluí que seriam apenas instalações militares, quando são de petróleo e gás. De qualquer forma tenho a impressão que esta é a parte da aventura que é mais aventura que o resto. Fico muito feliz pela tua conquista e por dividir com a gente cada momento e pensamento. Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Tó!!!

    Que bacana a sua viagem. Que coisa mais rica e cheia de histórias, culturas...e paisagens lindas!

    Admiro sua coragem por ir tão longe!!!! Aproveite mesmo cada minuto!

    Beijos,

    Marina

    ResponderExcluir
  4. Nooooooooossa meu!!! dp dessa declaração de D. Clê, seu eu fosse vc, casava com ela!!!!!!!querido companheiro, quase biólogo (...descrevendo o QI dos pobres bichinhos!!)quando vc chegar, tentaremos classificar os ungulados e relateds!!!
    bjs grande e estamos aguardando ansiosamente o que vem pela frente!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tó, ainda tem neguinho (no bom sentido é claro)que tem a coragem de dizer quando vai a um lugar longe em Sampa que foi no fim do mundo. Agora você me provou que realmente foi ao fim do mundo, e que ele é muito, mas muito depois de onde o Judas perdeu as botas. A sua aventura foi mesmo incrível, e o seu desejo e perseverança em realizá-la muito maiores. E, apesar das adversidades que certamente nos poupou, dando verdadeiras aulas regadas com seu fino humor. Já estamos providenciando as champagnes pra gelar a fim de comemorar a sua volta. Você vai comemorando com uísque nacional, gelo com certeza não vai faltar. Abs

    ResponderExcluir