quarta-feira, 20 de maio de 2009

19/05 - dia 89 - 858km/28923km - Deadhorse/Fairbanks


Olá meus amigos!!!!

Finalmente encontrei algo que eu procurava desde que sai do Brasil: o retorno!!!! Acreditem ou não estou voltando. Em Deadhorse como voces podem ver pelas fotos o container hotel é um Luxo.... Os peões vem de todas as partes do mundo trabalhar aqui, pois são pagos a peso de ouro.

Os carros tem que ficar mamando nesses pontos de energia eletrica com o radiador tapado para funcionar no dia seguinte quando a temperatura cai muito. A neve esta derretendo e andar aqui é uma aventura, pois a gente fica todo enlameado. Ha caminhões tanque enormes com bombas sugando água do derretimento de neve e jogando no Rio Prudhoe que passa ao lado.

O posto onde abasteci é essa gracinha, as bombas ficam dentro de um quartinho fechado, só o bico fica pra fora e segurar ele no frio tem que ser com luva, pois a mão gruda na parte metalica...

As instalações em geral são suspensas para evitar o contato com o solo congelado. Alguns alojamentos enormes são feitos sobre trenós gigantes e são rebocados por tratores ao seu destino.

Peguei a estrada e rodei exatos 20,5km quando resolvi tirar fotos de um bando de patos. O motor do Land parou..... tentei dar partida 2/3 vezes e.. nada... fui direto ao fio da válvula solenóide, mas estava tudo OK, olhei se tinha algo solto, alguma correia partida, nada, olhei o medidor de combustível e o tanque, estava cheio até a boca...

Dei partida o motor funcionou, manobrei e comecei a retornar a cidade, 4km depois apagou de vez.. não funcionou mais.... desci, a cabeça começou a girar... nunca, nunca desde quando comprei o carro aconteceu algo parecido.

Deu aquele desconforto abdominal... já pensei pronto: lá se vai mais uma cueca.... tentei manter a calma, aquele vento frio, olhei em volta, nada, nada.. so gelo... a cidade se via; bem longe 16km....

Acionei o rádio, pedindo ajuda, mas ninguem usa essa frequencia aqui, nenhuma resposta.

Apareceu um pontinho vindo da cidade demorou muito pra chegar era uma pá carregadeira. Falei com o cara ele disse que na cidade tinha mecanico...humm beleza... mas ele já passou um rádio para o próximo veículo que viesse em direção a cidade para me levar pra lá.

Alguns minutos mais veio outra pick up da cidade, parei o cara troquei algumas informações e ele disse: nunca vi um desses não tenho idéia do que possa ser, tem mecanico na cidade....ai de repente me deu um estalo...um daqueles que só da cada 100 anos... já sei onde está a informação do que está acontecendo aqui: ta na minha carteira.

Peguei o comprovante do cartão de crédito emitido pelo posto, e lá estava a resposta: completei meu tanque de diesel com 10,5 galoes (37,5 litros ) de GASOLINA!!!!!!!

Não me perguntem como, nem porque.. sou super super cuidadoso quando abasteço aqui, mas ontem fiz essa besteira incomensurável. Quando faço besteira faço logo bem feita! Eu poderia ter feito isso em Pinheiros e o carro parar na Marginal, mas ai não tinha emoção, o guincho viria e tudo estaria resolvido. Eu quero fazer a besteira dentro do circulo polar artico longe de tudo, ai sim vale a pena.

Logo depois apareceu ao longe uma carreta, o cara já tinha sido avisado, e foi brecando 500 metros antes e me deu carona até o posto, pois felizmente a empresa dele era do outro lado da rua. Pedi ajuda no posto e felizmente encontrei um anjo da guarda.

O Dwyght Outwater, gerente do posto que aparece na foto gentilmente me arranjou uns galões vazios, comprei 20 litros de DIESEL MESMO, pus em um dos galões, ele me levou até um auto peças, comprei uma chave para tirar o filtro de combustível do Land, e ele me deixou ao lado do Land e foi embora pois mora em Chicago e tinha que pegar o avião.

Ai procurei manter a calma.. olhei em volta, nenhum urso por perto...respirei fundo e tirei o filtro de combustível, esvaziei ele e enchi de diesel e recoloquei, depois abri o sedimentador e deixei drenando por uns 40 minutos enquanto esvaziava o tanque com a mistura diesel/gasolina.. felizmente eu tinha levado mangueira e funil.

Completada a operação coloquei os 20 lts de diesel no tanque, quando chegou um casal de franceses que ia passando direto, porém quando viram eu com aquele aparato, deram ré e perguntaram se eu precisava de ajuda.. pedi ao Jean Luc e a Grand Clement que aguardassem eu por o motor em funcionamento, pois talvez tivesse que ir com eles para a cidade.

Felizmente não foi preciso, funcionou direitinho, fui a cidade completei o tanque com DIESEL!!!! e ai começou outro problema: desfazer-me da mistura diesel/gasolina, ninguem quer.. não pode jogar em qualquer lugar, a lei é muito severa... tomei uma canseira de uma hora até encontar um outro hotel que ficou com os 40/50 litros para queimar no sistema de aquecimento.

Rumei em direção a Cold Foot, lá enchi o tanque novamente com DIESEL, e cheguei a Fairbanks por volta de 22:00hs com aquele sol, que iluminou o quarto a noite toda. Agora preciso lavar as roupas e o carro que esta imundo, quando não é a poeira dos caminhões é a lama, pois eles molham a estrada para evitar o pó e a máquina aplainar o leito dela.

Meus amigos, uma vez mais agradeço muito os comentários, eles me mantem próximo de voces e isso é muito importante quando se esta tão distante, a voces um grande abraço e meu MUITO OBRIGADO pela companhia.

Bem as fotos de hoje são muito parecidas com as de ontem, apenas estão no sentido inverso, e com muito mais sol.

Um abraço a todos!!!!

13 comentários:

  1. rs... lendo já estou morrendo de rir, mal posso esperar para escutar ao vivo e a cores as suas aventuras, se já estiver vendendo ingresso para o primeiro relato por favor reserve o meu convite na primeira fila.
    Como você já está voltando não precisará mais de combustível, pois agora é só descida até chegar aqui, então com certeza isso não se repetirá.
    Bom regresso.

    ResponderExcluir
  2. RETORNANDO ???? MAS JÁ ???? FICA MAIS UM POUQUINHO, ESPERA QUE EU TÔ PASSANDO UM CAFÉ !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Caramba Trevisan, que susto!! Ainda bem que deu tudo certo!

    Quando o motor do Defender para, é porque é sério! É de tremer a espinha! Haja cueca!

    Como disse o Pirola, não vejo a hora de ouvir as aventuras ao vivo!

    Forte abraço! Cle

    ResponderExcluir
  4. Achon que é melhor encontrar com um urso nessa estrada deserta do que com um assaltante se vc parar o carro na marginal...pelo menos dá para bater um papo com o urso. Tenha uma ótima jornada de retorno. Ah!!! E ve se presta mais atenção na hora do próximo abastecimento...assim não será necessário todo esse malabarismo e nem precisará reforçar o estoque de cuecas !!! (rs) Abraços.

    ResponderExcluir
  5. pelo jeito qdo eu chegar em anchorage ele ja vai estar no canada...rs

    assim não dá...desaçulera...

    ResponderExcluir
  6. Sei que é preciso, mas vai ter calma assim... Ainda bem que você não tá com aquela doença do alemão. Se estivesse no seu lugar com certeza já tinha dito todo meu repertório de palavrões. Mas felizmente deu tudo certo. Como já está voltando, gostaria de saber agora quais são seus planos. Vai vender o Land, trocar por um mais novo, segue com o mesmo ou retorna de avião? Caso volte de Land, já definiu o traçado? Será o mesmo da ida, invertido, ou seguirá lá por cima, Amazonas, Guianas. Seja qual opção seguir, bom caminho de volta. Abs

    ResponderExcluir
  7. Tóoooooooooooooo vc é maluco de pedra hein!!!!!!!!!!fico imaginando vc parado no meio do nada, sacando que pos gasolina ao inves de diesel!!!!!!!!!!minha nossa que desespero!!!!!!!
    Tóooooooooo espera a Clê, coitadinha!!!!! ta carente e saudosa! nao se preocupe que estamos indo todas juntas com ela para dar suporte emocional!!!!ate anchorage!!!!!isso sim seria 1 susto maior do que ter colocado combustivel errado!!!!!!!!hahahhahah
    bjs e PARABENS amigo vc é o máximno!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. a land por ordem do divino virou flex quando cruzou o alaska?
    eita!
    se tudo isso ai está assim na primavera, imagine no inverno.... o asfalto deve ser um branco pra qualquer Ace ficar com inveja.
    bom retorno

    ResponderExcluir
  9. Oi Trevisan,
    Bem que você falou que ia entrar numa fria mesmo! Tá vendo só... conseguiu! Parabéns pela coragem! E não liga pra Defender não, ela só tá fazendo charminho... é chantagem emocional! Isso sempre acontece quando a gente consegue chegar nos lugares mais longe de tudo.... mas no fim temos muitas histórias pra contar!

    Olha, não tenha pressa pra voltar não! São Paulo continua a mesma zona de sempre: trânsito, barulho, motoboy, inspeção da Controlar, diesel ruim... vc ainda vai sentir saudades do Alaska! Tenho certeza!

    Eu e meu pai nos divertimos lendo suas histórias! Queremos escutá-las ao vivo depois! Adorei as fotos, continue postando mais, elas são lindas!

    Boa sorte e boa viagem!

    Beijos,
    Milena Issler

    ResponderExcluir
  10. gente, vcs sao todos uns fofos...nao é a toa que o trevizan se debulha em lágrimas qdo le os comments...

    brigaduuuuuuuuuu....a família agradece + uma X !!

    ResponderExcluir
  11. Com esta quantidade de leitores e todos com tanta vontade de escutar as histórias quem sabe não organizam um encontro? Se não o Trevizan vai acabar fazendo um depoimento em vídeo e copiar DVD pra todo mundo pois não vai ter garganta que aguente contar tantos detalhes para cada um. É isso que dá ser uma pessoa de integridade e caráter: faz muitos amigos que admiram esta personalidade. Parabéns por esta etapa da grande aventura e imagino que por mais cansado que estejas já vai voltar sonhando com a próxima. Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Sou a favor do Trevizan fazer um livro e um lançamento com posters e videos da viagem!
    Ctz que em breve ele será convidado pra ir no Jô!!!
    quero ver dna. cleide e as crianças na plateia!!!
    \o/

    ResponderExcluir
  13. Fazia um tempão que não entrava aqui! Parabéns Trevisan! Demais, demais, demais!! Boa volta!!

    ResponderExcluir