sexta-feira, 13 de março de 2009

13/3 - dia 22 - Trujillo



Ola Pessoal,

Hoje fiquei em Trujillo e fiz um tour para conhecer as ruinas da cultura Moche e as ruinas da cidade de Chan Chan.

Segundo o guia os Moche dominaram o norte do Peru ate o ano 800 DC. Eram baixotes, os homens tinham ate 1,65m de altura, e as mulheres mais baixas que eles. O que faltava em altura sobrava em sacanagem, eram pervertidos, nao havia distincao de genero, nem especie; se respirasse estava no cardapio. Por conta disso cachorro, galinha, lhama, macaco estavam incluidos na lista; lugar de destaque para as tanajuras claro... os baixotes eram do genero "surubas totalis"...

Imolacoes em nome dos deuses eram pratica comum, nao choveu, mata meia duzia, choveu de mais, mata logo duas duzias. O conhecimento era privilegio de uma casta reduzida que eram os sacerdotes, e em nome dos deuses eles submetiam a populacao a seus caprichos.

Impostos eram pagos com parte da producao de cereais, mais a doacao para os deuses, que ficavam para os mesmos sacerdotes. Tambem eram consumidores de alucinogenos durante os rituais.

As construcoes eram todas de adobe que e uma mistura de argila, areia, escremento de aves (pop. fezes - cient. bosta mesmo ) tudo misturado e depois coberto com uma resina retirada dos cactus para impermeabilizar e proteger contra as chuvas.

Os templos impressionam pelas dimensoes e tinham um periodo de vida em torno de um seculo, depois ao redor deles se fazia um enorme plataforma de adobe, e em cima se construia outro de maior tamanho. Talvez nas fotos de pra perceber isso, os templos foram sendo empilhados ficando os menores embaixo...

O tamanho das construcoes impressiona, pena que devido a composicao do material, o tempo tenha consumido a maior parte dos templos, que tem mais de mil anos de existencia.

A caminho das ruinas vi o tal canal de irrigacao que e uma instituicao nacional, tirei fotos e acreditem, ninguem obstrui ou joga lixo nele, a agua flui rapida e impa para irrigar as plantacoes no percurso.

Flagrei as protecoes que o pessoal coloca para que nao roubem o vidro traseiro do carro nem as lanternas; nao e uma gracinha, olha como o carro fica bonitinho.

Adicionei fotos do centro historico de Trujillo que e pra la de limpo e bem cuidado, tambem coloquei fotos do balneario mais famoso daqui, onde aparecem aquelas canoas feitas de junco. Espero que vcs gostem, um abraco a todos e obrigado pela companhia

6 comentários:

  1. nossa os caras mandavam bem mesmo!!! em todos os sentidos...rs

    ResponderExcluir
  2. pessoal, pra quem está com dificuldade de postar comentários, porque não tem conta google ( e tb não quer ter) existe a possibilidade de postar comentário como anônimo!!!
    procedimento:
    1.no quadrinho comentar como escolher o perfil:
    anônimo
    2.escrever o comentario na janela apropriada
    3.clicar em postar comentario
    IMPORTANTE: não esqueça de assinar...pq senão ninguem vai saber quem escreveu...rs

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente hoje, sábado dia de supermercado ninguem teve tempo de escrever muita coisa até agora. Então, vamos lá:
    Achamos que nesse trecho da sua odisséia, vc deve ficar muito esperto com os possíveis furtos. Vc aí é uma baratinha, passando ao meio dia no galinheiro, sacou?? Não dá moleza! Isso ai, é uma Rocinha do Rio, que começa por aí e termina na Califórnia.
    Quando a violência dos "bons selvagens" do passado; pode estar certo, que esses baixotes sofreram muito mais nas mãos dos espanhóis e dos jesuitas. Dizem, que os colonizadores foram tão fdp, os explorando com esse sistema servil que vc mencionou, só que em minas de prata, e disseminando propositalmente a varíola, sabendo que não tinham resistência a isso, que em consequência a sua população foi dramáticamente dizimada. A coisa foi tão criminosa, que um frade dominicano chamado Bartolomé Las Casas revoltou-se no sec. XVIII, contra os europeus. Logo, conclui-se que a atual miséria na América Latina, já estava no seu código genético. Se sobrar tempo para isso, consulte o google ou dê uma dormida, que é melhor.
    Outra coisa interessante, notamos pelo mapa do Perú, que vc se encontra muito próximo (relativamente,claro!) do Acre..Bem, já demos o ar da nossa graça. Como sempre, desejamos sempre uma boa sorte.
    Abs, dos amigos do Clube.

    ResponderExcluir
  4. Trevizan
    Como sempre nos divertimos com seus comentários e vimos fotos de lugares os quais provavelmente não visitaremos.
    Ficamos um pouco preocupados com o comentário do dia 12 sobre nosso país maravilhoso, sintoma claro de saudade. No entanto achamos que no dia 13 voce superou isto.
    Abraços e boa viagem
    Edna e Carlos

    ResponderExcluir
  5. Nossa Tó que maravilha!!! estou tendo aulas de hsitoria com sua viagem!!!!!!!! a minha ignorancia é tanta que fico lendo e relendo para ver se consigo gravar tanta informação!!!!!!!!!!
    abraço

    ResponderExcluir
  6. eu de novo!!!!!!!!!!!! não vai conhecer galápagos????????????? por ordens de D. Clê?????? 1 absurdo!!! ainda mais no centenario do nascimento de C. Darwin!!!!!!!!!isso é 1 afronta aos biólogos!!!!!!!!!!!Pense nisso!!!!!!!

    ResponderExcluir