domingo, 22 de março de 2009

22/3 - dia 31 - 255km / 8786km Pasto Popayan


Pessoal,

Apos o cafe da manha, coloquei minhas roupas para secar na sala da caldeira do hotel, pois aos Domingos o servico comeca apos as 10hs, e nao podia esperar tanto.

Peguei a estrada para um percurso curto, porem extremamente cansativo, novamente pista unica, muitos caminhoes grandes, curvas fechadissimas, e aqueles precipicios de sempre. Algumas das poucas fotos que tirei, mostram uns montes cobertos por nuvens, porque a altitude aqui e sempre acima dos 2500 metros.

Nao ha acostamento, ao lado da pista simples, apenas uma canaleta para agua da chuva, nao ha area de escape, so o precipicio, se furar um pneu, troca-se na pista mesmo, se tiver pane mecanica idem.

Passei por lugares muito bonitos, mas nao pude parar para fotografar, casas com telhados muito coloridos, e flores, bonito mesmo. Notei que o biotipo aqui e muito proximo do nosso, e uma boa porcentagem da populacao e constituida de negros. O primeiro grupo vi ainda no Equador, poucos quilometros antes de entrar na Colombia, aqui no entanto eles aparecem com bastante frequencia.

A estrada em alguns lugares nao tem mais asfalto, a pista esta cedendo, pois os deslizamentos sao muito frequentes, as pedras rolam sem interrupcao.

Paredes de concreto sao construidas em alguns lugares para conter os deslizamentos, sao feitas em secoes, e periodicamente atraves dos espacos entre elas, se remove o volume de pedras acumulado. Quando pedras grandes rolam, abrem buracos na parede de concreto, e desconfortavel dirigir nessas condicoes.

A policia rodoviaria me parou duas vezes, e outras duas o exercito, ha varios postos de controle no trajeto, neles um grupo de soldados com fuzis metralhadora e uniforme camuflado, mandam parar, em um deles mandaram que eu descesse do carro colocasse as duas maos nele e me revistaram... nao e uma experiencia muito agradavel, minha cueca que o diga...

Fazem perguntas meio desconexas, mas ate agora nao passou disso, tive sorte que nao mandaram eu retirar tudo do carro para revistarem, pois vi um carro onde eles estavam desmontando e revistando bagagens individualmente.

Levei pouco mais de 5 horas para rodar os 255km, e so parei nos postos policiais e nos pedagios num total de 5, acreditem se quiserem, mas ha pedagios nessa estrada.

Cheguei a Popayan e para encontrar um hotel razoavel, pedi ajuda a um policial que foi extremamente gentil; pediu que o seguisse em sua moto ate o local, foi uma boa sugestao, afinal coisas boas tambem acontecem.

Parece que estou em um plato, portanto espero que amanha o relevo seja mais favoravel para o deslocamento. Uma vez mais, grato pela companhia e uma boa semana a todos voces.

Um comentário:

  1. Meu caro,

    Gostaria de entrar em contato contigo para saber mais desse trecho de sua viagem. Sou produtor do SBT Repórter.
    Me mande um e-mail com seu contato, por favor.
    Abraços,

    Henrique Picarelli
    Produção - SBT Repórter
    (11) 3687-3926
    abtreporterjornalismo@sbt.com.br

    ResponderExcluir