sábado, 7 de março de 2009

07/3 - dia 16 - Tacna - Arequipa



Meus amigos,
Amanha ou depois vou dar uma acertada na quilometragem acumulada, pois percebi que cometi um erro na totalizacao, ja rodei bem mais do que estou indicando, hj vou deixar assim mesmo me deem um tempinho e arrumo isso.
Inicialmente Arequipa nao estava em meus planos. E a segunda maior cidade do Peru com uns 800.000 habitantes, e de cidade grande Sao Paulo ja me basta, portanto nao pretendia visitar nenhuma delas. Mas aqui perto tem a depressao de Colca que e um buraquinho de 3000m de profundidade e uma colecao de vulcoes que vou ver amanha.
Saio as duas da manha e volto as cinco da tarde. Vou atraves de agencia de turismo, pois fiz os calculos nao compensa ir com meu carro, depois acordar as duas da matina e dirigir ate as cinco da tarde, esta fora de meus planos, pois guiar aqui tem que ser quando os reflexos estao bons, caso contrario e acidente na certa.
Aqui todas as casas tem grades, os telefones publicos sao gradeados tambem, tem cerca eletrica por tudo, e ate cerca de arame farpado... alem claro das ruas fechadas com portao e vigia nas areas mais nobres. Parece algum lugar que voces conhecem?
Estou em um Hostal simpatico em um lugar tranquilo, mas fui alertado para os perigos de assalto que sao frequentes aqui..
No trajeto de Tacna pela Rodovia Panamericana ate aqui passei por dois vales ferteis, o restante so pedra e areia. Eu sabia da existencia desse deserto mas nao imaginava que ele tivesse esse tamanho.
Saindo de Tacna que e uma zona franca tem um controle aduaneiro, la encontrei um casal de japoneses muito simpatico que mora na Vila Clementino, estavam indo para o Equador. Na estrada me ultrapassou um motoqueiro do Brasil. Logo adiante parei para ajudar ele mais os outros integrantes do grupo, a moto de um deles ficou sem bateria, mas como a policia ja estava no local, fui dispensado e segui adiante.
Ha varios acampamentos ou invasoes de "sem deserto" aqui, porque chamar os caras de sem terra e piada ne.. eles demarcarm com uma fileira de pedras lotes quadrados de mais ou menos 100m e montam uma maquete de casa porque e muito pequena a construcao. Alguns fazem de blocos de concreto, outros de palha, outros de lona preta..deve ser fresquinho la dentro... mas nao ficam no local... so tomam posse...pra que?
So paguei um pedagio na entrada de Arequipa, os demais eram passagem livre. A estrada em geral e boa, e bem sinalizada, e importante observar os limites de velocidade pois os guardas aqui levam a serio isso.
Aos que me escreveram agradeco o carinho, leio TODOS os comentarios, e saibam que isso me agrada muito um grande abraco em todos voces.

5 comentários:

  1. Caro Amigo, estou acompanhando a viagem de 2 brasileiros que estão indo para o Alaska de moto e fizeram um esquema em Quito para visitar Galápagos as motos ficaram no estacionamento do aeroporto gratuitamente (faz parte do programa) depois pegaram um vôo de 2 horas para lá, o relato é que vale muito a pena.
    Não sei se está nos seus planos mas vai a sugestão.
    Grande Abraço
    Marchese

    ResponderExcluir
  2. Marchese... se ele aceitar a sua sugestao ja vou avisando que vou junto...rs... So voltei porque nao tinha nem Machu Pichu nem Galapagos no roteiro... Bjs

    ResponderExcluir
  3. eta nega folgada essa cleide!!!!!!!!!!! tb quero ir para galapagos,Tó!!!!!!!!!!!me aguarde!!!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Então nos encontramos em Quito!!!!!Rs...
    abraços a todos

    ResponderExcluir
  5. Trevizan, show de bola que ja está tudo ok.
    No Peru, se tiver oportunidade prove um tipo de molho pra petiscar que chama 'Salsa a la Juan Caina". Vale a pena!
    E se seguir pela Panamericana, nao se esqueça de Nazca....
    Abs e Boa Viagem.

    ResponderExcluir