sábado, 28 de março de 2009

28/3 - dia 37 - 497km / 10453km - Medellin Sincelejo


Meus amigos,

Saimos de Medellin logo cedo em direcao a Cartagena, no inicio da viagem a estrada estava muito agradavel, depois comecamos uma subidinha. Cinco horas depois haviamos rodado 180km... foi mais do mesmo, carretas, pista unica, curvas , precipicios, chuva..

Alguns lugares com vistas de tirar o folego, muito bonito mesmo. Na estrada o pessoal que mora no acostamento, lava os caminhoes com agua que desce da encosta. A mangueiras tem uma pressao incrivel por causa da altura, portanto nao precisam de compressor, nao gastam energia eletrica e a agua e de graca. Ha dezenas deles, e a familia toda trabalha na lavagem dos veiculos.

Em outros pontos da estrada moram os sem terra. Sao barracos muito apertados feitos a 1,5/2m de distancia da pista. Em um deles quando o ruido do Land foi ouvido, o casal saiu rapido para tirar o bebe que estava engatinhando em direcao a pista..... Ha tambem muitos moradores regulares que enfeitam suas casinhas com muitas flores.

O conceito de estrada aqui e relativo, alem dos veiculos, motos e bicicletas, ha pedestres, juntas de boi, animais soltos, e alguns dirigindo tambem. E necessario tomar muito cuidado, e dirigir sempre com cautela, pois o risco de acidente e alto. A estrada atravessa varios povoados e neles a atencao deve ser redobrada.

A estrada em varios pontos tem imperfeicoes, ou simplesmente nao existe. Em razao do desmatamento acentuado, ha muito deslizamento nas encostas. A concessionaria coloca avisos de que ha uma falha geologica (?!), e deve-se dirigir com cuidado, mas para isso cobra pedagios, hoje mais 7 deles no percurso.

No final do dia iamos em direcao a costa porem, uma mula foi atropelada e a estrada interrompida, tivemos que dormir em Sincelejo, no Hotel Boston que faz jus ao nome, pois nao ha aviso no check-in, mas para tomar banho so tem agua fria (?!) . Segundo a gerencia do hotel nao e necessario aquecimento, porque aqui as temperaturas sao altas, sugiro que recomendem o hotel para seus inimigos.

A regiao aqui tem um perfil mais plano, assemelha-se ao sul da Bahia pois tem alguns coqueirais. A atividade principal e a pecuaria, inclusive com criacao de bufalos. Planta-se um pouco de banana, e mandioca, alem de outros vegetais que nao consegui identificar.

Aqui tambem ha rios bem caudalosos, que lembram os nossos rios da Amazonia; a natureza se assemelha muito a do Brasil, na vegetacao; muito ipe amarelo florido ( lindissimos ) ipe rosa, chapeu de sol, etc.

Amanha sairemos em direcao a Cartagena que deve estar ha umas tres horas de viagem. Ate a proxima e um abraco a todos.

2 comentários:

  1. As fotos mostram uma região muito bonita, aí pelo visto, o descaso das autoridades é pior do que aqui. Construir barracos no acostamento é demais.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. 10.453 km ( Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile, Perú, Equador e Colombia (por hora).
    Sugiro que pensem nesses 10.453 km que atravessaram sete paises em trinta e sete dias,registrando quase tudo para poder no final de cada jornada postar para saciar uma platéia silenciosa.
    Poderia se dizer assim: "Pensando bem, parece ser uma completa insanidade, nos dias de hoje, nessas crises etc, etc..."
    Mas, afinal tudo que está à margem do convencional se define como coisa de louco. A loucura só é admitida quando ela se insere no contexto a que nós somos obrigados a nos submeter,acreditando que escolhemos. Ai vira normalidade. Pensando que esses 10.453 km, talvez 1/4 da circunferência da Terra, nós fazemos há anos no trânsito da nossa "sensata" vida urbana, sem precisar postar absolutamente nada e pior, não lembrar, que o nosso tempo se esvai.

    ResponderExcluir