domingo, 5 de abril de 2009

04/4 - dia 44 - Cidade do Panamá



Meus amigos,

Após o café da manhã saímos procurando outro hotel, pois o que tínhamos conseguido, tem cozinha e não utilizamos, portanto custa muito caro. Fomos até um hostal, mas a localização e a aparencia não agradaram, já tinhamos visto outros nas imediações e acabamos optando por um que esta ha apenas ha uns 100mts de distancia, mudamos na hora do almoço, esse tem internet no quarto, o outro não tinha.

Falamos pelo skype como nosso contato aqui, ele já nos confirmou que na segunda feira nos aguarda em Cristobal para liberar o Land no porto. Falamos tambem com o embarcador na Colombia que confirmou o embarque na sexta feira.. bem parece que as coisas se encaixam e na segunda feira vou cair na estrada.

Exploramos um pouco mais a cidade, tomamos um taxi que aqui funciona como lotação, o cara vinha com duas passageiras, ao meu sinal parou e perguntou pra onde íamos, eu disse mercado de pescados e ele disse entra ai.. são dois dolares até lá...

O local tem um cheiro forte de fim de feira (na foto estou tapando o nariz...) onde ficam as barracas de peixe, dentro um restaurante simples e sem cheiro, serve um ceviche de polvo muito bom. Pedimos tambem um outro prato e para empurrar tudo pra baixo provamos tres cervejas Panamenhas diferentes..

Dali tivemos que tomar outro taxi para o Casco Viejo que é o setor antigo da cidade. Era muito próximo, mas fomos desencorajados a ir a pé em razão da presença " dus manus qui pudia arruma uns pobrema pra nóis " o Casco Viejo, esta mais ou menos como São Luis no Maranhão, alguns prédios muito bem cuidados, e outros em ruinas com arvores bem crescidinhas dentro ou em cima deles.

No Casco Viejo vimos umas indias que usam trajes típicos com estampas muito peculiares, e combinações de cores impares, com as pernas envolvidas em umas caneleiras coloridas e na cabeça de algumas um tipo de lenço para proteger do sol tambem muito colorido... no nariz elas tem um tipo de piercing de metal... muito estranho...

As fotos mostram um pouco do que vimos, o que ja esta recuperado e muito bonito, eles estão uma decada atras de Cartagena em termos de cuidado com o patrimonio histórico. Depois de fotografar vários prédios tomamos outro taxi até o Causeway.

Trata-se de um aterro, que foi feito com o material extraido para a construção do canal, como havia duas ilhotas próximas os gringos uniram ambas com o material e fizeram uma avenida bem urbanizada que é agradável para caminhar e andar de bicicleta ( ou cavalo ...)

Dali tirei algumas fotos da cidade, que tem predios altissimos e muito delgados, uma arquitetura que tenta imitar Miami Beach com pinaculos no alto dos edificios de 60/70 andares, parece algo muito futurista em um lugar onde a diferença de classes e muiiito grande.

De uma área sofisticada, ao dobrar uma esquina ja se chega a Biafra... e muito triste ver o pessoal tentando sobreviver, vendendo quinquilharias em qualquer lugar, engraxando sapatos, e lhe chamando taxi para ganhar uma gorjeta, ou insistindo em carregar sua bagagem para ganhar uns troquinhos, muito dificil de conviver com essa realidade.

No caminho do Causeway, de repente da Biafra entra-se em uma área onde os americanos em 1914 fizeram as casas do funcionários que administravam o canal. A arquitetura da época permanece, em muitas das casas não ha muros... elas tem dois andares e beiral bem largo pra proteger do sol forte e da chuva, pois aqui chove muito, o local a mim lembrou os filmes de Indiana Jones... floresta em torno das casas, e todos os letreiros ainda em ingles... pois ha um sistema de bombeamento de agua, tratamento de agua servida, e outros serviços auxiliares que o canal necessita até hoje.

Dali retornamos ao hotel, e a noite fomos jantar em um restaurante próximo, foi muito bom pois hoje tudo estava mais tranquilo porque é sábado, apenas um onibus com uma sonzeira da pesada passa de vez em quando arrebanhando gente para ir a uma balada... coisa de doido, e como se fosse um trio eletrico dentro do onibus.... voltamos para o hotel para dormir.

Amanhã iremos conhecer o canal... até lá e um bom fim de semana a todos voces!!

Um comentário:

  1. Caros Cleide e Trevizan

    Que provação o processo de exportação do Land.
    Jó não teria suportado!
    Nossa "burrocracia" é café pequeno.
    Continuamos acompanhando e vibrando para que dê tudo certo.
    Aproveitem

    ResponderExcluir