quarta-feira, 22 de abril de 2009

22/04 - dia 62 - 293km/14251km - Comitan Palenque


Meus amigos,

Sai de Comitan um pouquinho antes das 9:00hs em direção a Palenque. O mapa não indicava a distancia e deu indicação errada do número da rodovia, de qualquer forma consegui informação segura e segui viagem sem nenhum problema.

As placas de quilometragem também não são confiáveis, uma indicava 56 km até meu destino, e depois de muito rodar, passei por outra que indicava outros 65 km até meu dstino ...(?!) em um local apareceu por uma única vez o número da rodovia que o mapa indicava, nos demais aparecia outro número...

Fui parado uma vez por uns 10 minutos em um posto de controle de imigrantes, e depois em outro posto do exército, tive que sair do carro e eles viraram tudo de cabeça pra baixo, claro que não encontraram nada, ali perdi outros 10 minutos, o restante do tempo fiquei rodando.

No caminho passei por alguns lugares bonitos, mas não fotografei porque não havia lugar para parar e/ou, por causa da bruma que não proporciona uma boa nitidez na foto. Consegui flagar umas nativas em traje típico carregando lenha. Vi muitas outras, mas fui pego de surpresa após uma curva... amanhã espero ter sorte e conseguir outros flagrantes. Elas usam um tipo de lenço na cabeça que cobre parte das costas, e quando carregam a lenha nas costas, o bebe fica na frente mamando... coisa de doido.

Vi uma família "carregada", a mãe com o monte de lenha e as crianças todas carregando recepientes de água nas costas, usando o mesmo sistema que apóia o peso no topo da cabeça enquanto eles caminham arqueados para a frente, muito peculiar...

Atravessei alguns povoados bem pacatos, bucólicos mesmo, como já disse anteriormente o tempo aqui escoa em outra frequencia. Chiapas é o estado Mexicano que teve um levante dos nativos. Há vários lugares com placas do Exército Zapatista de Libertação Nacional. Vários programas estão em curso, seja de de assistencia a mulheres, alfabetização a crianças, profissionalização de jovens, etc. Em vários lugares há cartazes fazendo recomendação sobre cuidados com o lixo, com o meio ambiente etc.

Me causou preocupação o desmatamento, fiquei mesmo chocado com o número de áreas que estão sendo devastadas, pois a vegetação lembra um pouco nossa mata atlantica, e em alguns lugares o solo é bastante rochoso, não é possível mecanizar, tem que ser tudo no braço mesmo. O solo é bastante escuro, quase cor de chocolate, bem diferente do nosso.

Aproveitei para plantar minha árvore mexicana. Escolhi um pessegueiro, e plantei no viveiro do Mateo Heredia, que vai tomar conta dele até se produzir frutos. Os nativos aqui produzem muita banana, pessego, um tipo de nectarina, e cultivam uma palmeira que ainda não descobri a que se presta, estou pesquisando.

A paisagem rural é simples, e bem cuidada, não há um estilo arquitetonico marcante, mas em geral as pequenas habitações são bem cuidadas. Há muitas escolas rurais e os estudantes a partir do terceiro ano do ensino básico já recebem o auxílio escola.

Passei por outras duzentas e tantas lombadas, na sua maioria não sinalizadas, a viagem não rende, fiz média de 45km/h.. cheguei depois das 15:30hs a Palenque. A cidade não tem nenhum atrativo, me pareceu muito feia pelo menos por onde andei, e é cara... os hoteis aqui custam mais que o dobro de Comitan, por causa das ruínas é claro.

Almocei em um restaurante bonitinho, depois aproveitei para cortar o cabelo que estava muito feio, depois do corte ficou muiiito pior.... fiquei parecendo aqueles galos briga quando partem pra ignorancia.....

Bem estou ansioso para visitar as ruínas amanhã e depois partir para Toniná, onde estão outras ruínas importantes dessa região. A voces todos que me acompanham um grande abraço e até amanhã.

5 comentários:

  1. nossa tó, vc tá + rápido que todo mundo...com a história do feriado o povo viajou e agora tá todo mundo correndo atras do que não fez...
    dia 30/4 último dia para entregar o IR, coisinhas que só nós pobres não viajantes temos que nos preocupar!!
    boa viagem e cuide MUITO BEM desse pé!!!
    besicos anorexicos em homenagem a marcia que nao aguenta + nada gordo na vida dela...rs

    ResponderExcluir
  2. olá Antonio, ¿con o novo corte de pelo te podremos reconocer la próxima vez que te veamos? Nosotros estamos en Granada (Nicaragua). Es una ciudad que voçe no debe perder a la vuelta. Muito bella. Una de las mejores ciudades que hemos visto hasta el momento. Pero tem uma cosa que a ti va a gustar muito. Tem muitos muitos gringos :-). Mas aun así, pensamos que tienes que venir a conocerla. Ainda no sabemos si amanaha vamos para Honduras o nos quedamos un día más aquí. Bueno un beso gordo para ti y para Cleide. Marga e Isidoro.

    Postdata: Puedes mirar esta página web para conocer más sobre Granada y así tienes más información para decidir si vienes a visitarla:

    http://es.wikipedia.org/wiki/Granada_(Nicaragua)

    ResponderExcluir
  3. Trevizan, I hear you are now in homeland of Mexico. Be careful my friend. Will you be in Mexico City at all? If so I would love for you to meet my sisters Tita and Nena and they would love to have to for dinner. Also are you going to go through California or are you heading up through Texas and then up through Idaho, Montana and then Oregon? Let me know and may be I can meet you somewhere. Take care of your self and good luck amigo. Ciao.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Trevisan, vida de aventureiro não é fácil mesmo...
    O pessoal aqui do INPE ficou louco para saber o sexo. Assim que vc souber nos avise.
    Estamos acompanhando sempre que podemos.
    Ótima viagem...
    Abraços do pessoal do INPE.
    Inté

    ResponderExcluir