domingo, 12 de abril de 2009

11/04 - dia 51 - 360km/11773km - Almirante - San José


Pessoal,

Saímos logo cedo de lancha do Hotel até a Ilha onde está a cidade de Bocas del Toro, dali uma outra lancha taxi nos levou até a cidade de Almirante onde dedixei o Land em um estacionamento.

A viagem de volta nos dois trechos de lancha foi bem mais amena que a ida, e não fiquei estressado. Acreditem se quiserem, o Land estava lá aparentemente nada foi mexido..

Pegamos a estrada em direção a fronteira nosso objetivo era chegar ao Passo Guabito, o que conseguimos sem problemas. Nesse trecho a estrada é bastante sinuosa e o terreno acidentado. Predominam as plantações de banana, coco, e cacau.

Entramos em uma cidadezinha turistica para fazer uma refeição rápida. Nos sentimos na Jamaica, barracas na beira da praia tocando regae naquele volume... e aquele oceano de rastafaris desfilando diante de nós. Ficamos o tempo necessário para comer e saímos dali. A areia da praia é muito escura por isso se chama praia negra.

Aliás nessa área do Panamá a população negra é dominante. Em razão da construção do canal, foram trazidos milhares de trabalhadores caribenhos de origem africana, tive a impressão de estar no Reconcavo baiano, pois como os pés de coco predominam aqui, ficou muito parecido.

Pegamos a estrada em direção a Fronteira, tiramos algumas fotos da praia que a estrada margeia em alguns lugares, nada muito especial. Passamos ao lado de Puerto Limon e continuamos em diareção a Guabito que é na fronteira.

Não fui fiscalizado nenhuma vez no Panamá, foi tudo muito tranquilo. A fronteira é algo sui generis. Físicamente tudo é muito feio, na entrada de uma ponte ferrea em ruínas está a saída do Panamá. Não há lugar para estacionar e só passa um veículo por vez. O caminhão carregado quase não passa na estreita ponte...

Tive que estacionar na Costa Rica, cruzar a ponte de volta a pé para dar a saída do Panamá, que não foi das piores, embora tenhamos ficado uma meia hora na fila sob um sol daqueles. Cruzamos novamente a pé a ponte para dar entrada na Costa Rica.

Precisamos fazer cópias xerox do passaporte ( 2 ) do certificado de propriedade do carro, da carteira internacional de habilitação, mais um outro documento que é emitido posteriormente, e fazer o seguro obrigatório. O pessoal foi muito cortez e nos tratou com educação, não sonegaram informações.

Dali seguimos diretamente para o aeroporto de San José para acertar os detalhes do voo da Cleide que amanhã logo cedo retorna ao Brasil; uma vez mais perdi minha navegadora... agora tenho que cuidar disso também até o Alaska.

Dormimos em um hotel que tem serviço de van até o Aeroporto. A Costa Rica é um país caro, me sinto nos Estados Unidos. Todos os ícones americanos estão aqui ( Wendys, Holiday Inn, Perkins, SubWay, KFC, McDonalds, etc etc ) aqui parece ser a Disneylandia dos gringos, pois eles estão por toda parte.

Um abraço a todos voces que me acompanham!!

3 comentários:

  1. Olá Trevizan,

    Hoje estou lhe escrevendo para lhe desejar e a sua família uma feliz Páscoa, e que continue desfrutando a viagem/aventura sempre bem.

    Abraços,

    Orlando

    ResponderExcluir
  2. oi cheguei!!!
    foi tudo perfeito e ainda voei ao lado de um cubano que me contou historias incriveis do seu pais...fiquei sabendo que eles ganham 2 dolares por dia(todos!!! independente da profissao)e se a sua cota de azeite nao der pro mes todo, um litro de azeite custa USD25...e um computador (chino) USD600, da pra imaginar como e possivel juntar 600 USD ganhado 2 por dia???
    besos

    ResponderExcluir
  3. construir puede ser el lento
    y laborioso proceso de anos.
    destruir puede ser el acto
    insensato de un solo dia.

    el brinde de las buenas noches do hotel almirante estelar em cartagena

    AMEI!!

    ResponderExcluir