terça-feira, 21 de abril de 2009

21/04 - dia 61 - Comitan


Meus amigos,

Hoje dediquei o dia ao meu pé. Logo cedo fui ao centro da cidade procurar um médico traumatologista e todos só atendem na parte da tarde. Consegui marcar uma consulta após o almoço e fui muito bem atendido pelo Dr. Rafael. Ele constatou após exame de ultrassom ( não deu para saber o sexo ) que se trata de um cisto.

Ele fez uma punção e não saiu nada pois o líquido esta muito espesso ( como o óleo EP 90 usado na transmissão do Land ). Recomendou que eu faça compressa com Profenid gel uma ou duas vezes ao dia, e tome um ou dois comprimidos de Bristaflan. Ele acredita que nos próximos dias o líquido fique menos denso e que saia com uma nova punção, se não sair será necessário fazer uma incisão e pressionar para que ele saia ( forceps ).

Posso caminhar desde que não seja por períodos muito longos, portanto amanhã devo seguir viagem para visitar outras ruínas mais adiante. Aproveitei para fazer algumas fotos do centro de Comitan que apesar de pequena tem lá seus prédios bonitos.

No meu retorno ao centro da cidade aproveitei para tirar algumas fotos que deem uma idéia de como é a cidade de Comitan, onde me encontro. Ainda ha alguns prédios em estilo colonial e a praça com aquele bucolismo das cidades pequenas onde o tempo escoa mais lento.

O biotipo aqui é bastante mesclado, pois ha tipos europeus e os nativos que habitavam o lugar deixaram muitos descendentes tambem. A mães nativas como nos outros países que passei, em geral são muito jovens e carregam o bebe sempre nas costas naquele sistema tradicional dos índios.

Em minha jornada para conhecer os pratos típicos, almocei um "frango ao maçarico" ... eu soube que como a cidade é pequena, o "chef" fez um acerto com o unico proctologista do lugar e o negócio esta indo muito bem para ambos..

Para quem tem bronca daquela musiquinha do caminhão de gas ai do Brasil, aqui vai um consolo; o caminhão que vende água mineral daqui, arrasta uma corrente com um monte de pedaços de ferro na ponta como se fosse um carro de recem casados, da pra imaginar a zoeira que faz né...

Bem depois do almoço, voltei para hotel e fiz a tal compressa sem pressa nenhuma pois não ha o que fazer a não ser isso.. Amanhã pretendo sair daqui e ir até Palenque visitar outras ruinas, a voces meu costumeiro abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário