quinta-feira, 23 de abril de 2009

23/04 - dia 63 - 251km/14532km - Palenque


Meus Amigos,

Hoje completei minha cota de ruínas da viagem de ida ao Alaska. Logo cedo fui visitar as ruínas de Palenque que são realmene majestosas. O conjunto é muito grande, são mais de 1500 construções, uma boa parte ainda para ser explorada.

Eu me limitei a fotografar os prédios mais imponentes e também algumas peças do museu. Infelizmente o museu coloca as peças em caixas de vidro e ao fotografar as vezes fica refletida a imagem do entorno...

Mostro também o artesanato feito pelas nativas da região. Após as fotos do artesanato começam as imagens de Toniná que é outro conjunto de ruínas distante mais ou menos 140 lombadas de Palenque.

Em Toniná a altura das edificações e as dimensões são impressionantes. Aqui também o museu tem peças de pedra entalhadas com detalhes muito bem trabalhados, e felizmente fora de caixas de vidro.

Nesse museu aparecem alguns cranios achatados pois isso dava um status maior ao individuo ( cearense aqui faria sucesso ). Estão expostos também os prumos em pedra que foram utilizados na construção dos edificios.

Nos dois sítios arqueológicos, o que impressiona é o alinhamento, o prumo, a inclinação das faces da piramide, e o esquadrejamento das construções, em todos esses detalhes se percebe uma precisão no acabamento.

Considerando os recursos disponíveis na época essas construções devem ser consideradas como de ótimo acabamento. Outro detalhe importante é a resistencia do solo, pois empilhar milhares de toneladas de rocha em um local sem uma fundação adequada há o risco de se perder o trabalho, e isso parece que eles conheciam bem.

Em alguns pontos a construção desmoronou parcialmente porque árvores cresceram sobre elas, e as raízes acabaram deslocando as rochas. De qualquer forma o que se preservou, da uma boa idéia de quanto desenvolvidos foram os povos que habitaram essa região ha mais de dois mil anos.

De Toniná rumei para San Cristobal de Las Casas e..... passei por Chanal..... nem fotografei para não prejudicar a estética das ruínas ai acima... a voces até amanhã...

5 comentários:

  1. Trevizan, "140 lombadas" ou "140 túmulos"?
    Comtinuo acompanhando suas postagens diariamente, só que com a correria no escritório nem sempre dá para fazer comentários. As imagens que vc tem colhido são fantásticas e algumas muito curiosas como nomes de cidades. Quem achava que Ocu ficava no Piauí pode tirar o cavalinho da chuva. (rs) Até mais.

    ResponderExcluir
  2. benhê...adorei os vestidinhos!!!...rs
    besos obesos

    ResponderExcluir
  3. Oi Tó, se eu bem entendi e conheço, tua navegadora está insinuando pra trazer um de cada cor (é o preço pela distância). Mas não liga, se eu fosse você aceitava a proposta. Acho que se você arrematar todos ainda vai sair mais barato do que uma simples blusinha na Daslu. Vai por mim. Quanto a viagem, seus relatos estão cada vez melhores. Acho que na volta dá pra editar um livro, bem ilustrado, e distribuir aos amigos ou futuros netinhos, ou será .... Que achas da idéia? Pra finalizar, uma curiosidade: a visita aos sítios arqueológicos é na "faixa"? E as fotos são liberadas? Faltou mais uma coisa: como está o pé. Já dá pra calçar uma chuteira e exibir seu virtuosismo futebolístico verde-amarelo em "rachões" por estas bandas? Espero que sim, mande notícias a respeito. Se eu sobreviver, já que neste fim de semana começam as finais do Campeonato Paulista: o meu Santos, do garoto Neymar, versus o coringão, do Fenômeno.Abs e boa caminhada.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Tó que fotos maravilhosas!!!!!!!!!!amei!!!!eta povinho sabio esse hein!!!! são tantas as novidades que nao estou conseguindo acompanhar direito!!espero que se pé estja OK!
    bjs e boa viagem

    ResponderExcluir
  5. Trevizan, olhando no mapa de Palenque ate Guaquitepec (onde fica Tonina) seria cerca de 70Km em linha reta (uns 200Km nas estradas?). Isso quando ja se esta em Palenque. Mas saindo de Comitan de Dominguez (a Comitan que aparece no mapa) ate Palenque acredito que sejam uns 500Km. Depois voce voltou ate' Tonina e entao voltou mais ainda ate Chanal antes de subir ate San Cristobal de Las Casas. Mesmo adotando rotas secundarias para melhor conhecer o local me pareceu uma viagem muito longa para um dia ainda com visitas as ruinas. Sera que estamos seguindo o mapa corretamente? Sera' que existem outras cidades com nomes semelhantes ou o mapa do Google esta um tanto errado?
    Nao duvido que voce rode tantos quilometros mas confesso que nao entendi o roteiro.
    Sabe como e', na distancia nos resta olhar os mapas, ver as imagens de satelite e acompanhar estes teus magnificos relatos e fotografias.
    Boa continuacao de viagem !!

    ResponderExcluir