domingo, 5 de abril de 2009

05/4 - dia 45 - Cidade do Panamá


Hoje saímos tranquilos e tomamos um "diablo rojo" que são esses onibus coloridos, e cheios de enfeites. Muitos deles eram onibus escolares americanos, que ao serem desativados acabam vindo para ca. O que tomamos, foi lavado antes de embarcar para ca; ha uns quinze anos.

Fomos até um terminal muito bem organizado, e lá tomamos outro onibus para ir conhecer o canal do Panamá. Embora eu tenha pedido ao motorista para descer na eclusa Miraflores, ele não avisou, descemos muito depois e tomamos outro onibus de volta.

Chegamos sem problemas ao prédio, onde ha um museu contando a história da construção do canal, objetos e ferramentas da época, muito interessante. Ha uma sala onde se projetam dois videos com algumas imagens da época da construção, e outras mais recentes informando detalhes da operação.

O canal começou a ser construído por franceses, e o engenheiro chefe era o mesmo que construiu o canal de Suez. Depois de pouco tempo a empresa faliu em razão das dificuldades que o ambiente tropical apresentava. Era exatamente o que faltava para os americanos tomarem a frente do negócio.

Importaram mão de obra das ilhas caribenhas e depois de mais de 20.000 mortes por malaria e febre amarela, concluiram a obra em 1914, e declararam a zona do canal como território americano. Isso só mudou em em 31/12/1999, quando o Panamá recuperou a posse da região e passou a administrar a operação.

Enquanto almoçamos no restaurante do segundo andar, passaram 3 navios que pagaram antecipadamente mais de um milhão de dolares pela operação das eclusas. Passam em média 40 navios por dia, e a renda agora é toda do Panamá.

A instalação ainda tem características totalmente americanas, e pelo investimento que fizeram na época, os gringos, já tinham a intenção de manter o domínio da região por um longo período. Algumas das fotos que fiz dão uma idéia de como funciona o sistema de mudança de nível dos navios.

Ao final do dia retornamos ao hotel com o onibus até um terminal, e depois dividimos um taxi com um casalzinho panamenho muito simpatico, o Luiz e a Rosilane que nos deram informações importantes sobre nossa ida ate o Porto de Cristobal buscar o Land amanhã.

Retornamos ao hotel no final do dia cansados, mas felizes por ter aproveitado bem o dia de hoje.

Amanhã, não sei se terei oportunidade de postar informações, tudo dependera de como eu me sair na liberação do Land e encontrar um hotel que tenha Wi Fi no caminho. Um abraço a todos os que me acompanham!!!!

2 comentários:

  1. Realmente perdemos um excelente professor de História. Sua preocupação com "nos outros" ao contar os fatos com riqueza de detalhes é uma verdadeira aula recheada de humor. Diga a Cleide que a Dulce está devendo postar um comentário. Quem sabe sento com ela amanhã a noite para matar a sua vontade. Espero que já seja com o Land na mão. O Tó já deve estar com coceira para voltar a dirigir. Espero que tudo saia conforme o planejado. Abs

    ResponderExcluir
  2. tenho mta vontade de conhecer o canal, pode ser algo simples, mas eh bem historico, bem o que vcs contaram no post....
    eh a mesma sensacao que tive antes de conhecer Itaipu, que na minha opiniao é uma das maiores construcoes do homem.
    abs e boa sorte amanha no desembaraço da land.

    ResponderExcluir