quarta-feira, 15 de abril de 2009

15/04 - dia 55 - 329km/13050km - Comayagua Copan


Meus amigos,

De Comayagua até Copan, fui parado umas 3 ou 4 vezes pela polícia, mas sem grandes problemas, apenas verificação de documentos. A estrada tem trechos alternados de excelente, bons, médios, precários e péssimos.

Quando li o aviso que havia tumulos adiante pensei que a estrada passava dentro de um cemiterio.... sao apenas tartarugas para reduzir a velocidade...

Aproveitei para plantar minha arvore aqui, mas em razao da pressa, apenas fotografei o rapaz que vai cuidar dela, sem anotar o nome dele, nem o nome da planta....

Chegamos por volta de tres horas a Copan, e fomos rapidamente para visitar as ruinas que ficam na entrada da cidade. O lugar e muito interessante porque as construcoes que ainda estao em boas condicoes dao uma ideia de como eram experientes no trabalho com pedra a civilizacao que habitou este local.

Fiz varias fotos tentando mostrar os entalhes feitos nas pedras e tambem a perfeicao da construcao seja em termos de prumo ou esquadrejamento dos blocos. Em uma grande escadaria que esta coberta com um toldo, todos os degraus tem alguma coisa entalhada... e em um dos patios ha um tunel que atravessa o mesmo.

Sempre penso que se fala muito na civilizacao egipcia, mas creio que esse pessoal aqui nada fica a dever aos egipcios, pois para fazer uma obra dessa envergadura eles tinham que dominar matematica, e geometria muito bem.

No local habitam umas araras vermelhas, consegui fazer umas fotos onde elas aparecem. Ao sairmos estavam chegando os figurantes de um filme que esta sendo rodado aqui por um pessoal estrangeiro, nao sei de que pais, o filme sera chamado quando Jesus visitou a America...

A noite fui jantar com a navegadora Charly e um grupo de amigos dela um Canadense,uma alema, e duas holandezas, ela nao seguira mais comigo daqui em diante. Amanha se tudo der certo cruzo a fronteira com a Guatemala. Uma boa noite a todos voces.

5 comentários:

  1. Oi pessoas, tudo bem com vc?
    Chegamos ontem do chile onde tomamos vinhos nacionais pensando em vcs. Pelo jeito a estrada é quase boa!rsrrsrs. Olhe estou meio atrasado com o blog mas acho que até domingo me atualizo.
    E que fria é esta que estão entrando, só vejo seco???
    Lembranças
    ao gasolina aqui quem fala é o lança chamas

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, por favor qual é o correto:
    429km/13150km ou 329km/13050km?
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. meu caro Sr Antonio: esta certo que estou 1 pouco desatualizada no blog porem hoje sairei para jantar com sua mulher, portanto nao estou entendendo essa suas postagens no plural!!!!!!!!!!!!!!!!pelo que pude entender vc anda pegando "criancinhas" pelo caminho para servir de navegadora?????????????????????tome tento Sr Antonio!!!!!!!!!!!!hahahahhahahha
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Marga e Isidoro (los españoles)16 de abril de 2009 às 20:36

    Hola Amtonio, ya vemos que avanzas muito rapido. Ainda nos estamos en ciudad de Panama. Si tudo da çerto amanha sexta estamos pegando nuestro carro do Puerto Cristobal y estaremos salendo para la frontera con Costa Rica. Un beso gordo y abraços para ti y para Cleide.

    ResponderExcluir