segunda-feira, 6 de abril de 2009

06/04 - dia 46 - Colon


Meus amigos,

Hoje o dia não foi dos melhores... saímos do hotel antes das 6hs da manhã para a estação do trem. Como já tinhamos perdido o voo em Cartagena, resovemos dar uma de mineiro e chegamos com a estação ainda fechada... ficamos esperando um bocado até abrir.

Comprar a passagem exige um certo exercício... não aceitam cédulas de 50 e 100 dollares...ainda bem que eu tinha uns trocados. O trem atrasou mais de uma hora para partir ( pneu furado? ).

No trem conhecemos um casal que estava em férias aqui, ela Panamenha que vive no México a muitos anos, e ele Mexicano, professor de estatística na Universidade, nos deram dicas e informações sobre alguns dos países que iremos visitar mais ao norte, a conversa foi muito boa.

Descobrimos depois que a viagem que custou 22 dolares, poderia ter sido feita de onibus por 2,50... Chegamos a Colon e a cidade impressiona bastante, pois tem uma região que esta muito deteriorada e ha muiita gente pobre. As construções antigas algumas da época da construção do canal, estão em ruínas, mas estão habitadas.

Recebemos vários avisos para ficar atentos a tentativa de assaltos, e realmente o cenário é bem propício. As casas tem grades bem reforçadas e os edifícios também, mesmo em andares mais altos; parece que o homem aranha do mal vive por aqui.

Algumas vielas estreitas entre as construções, estão com muito lixo e agua acumulados, uma pena porque parte delas tem a arquitetura da época, se recuperadas dariam um belo visual.

Felizmente ha uma pequena área mais organizada onde vivem os "brimos que tem loginia no zona franca bra vende baratinio bra noz". A zona franca e toda murada e tem todas as grifes famosas, o comércio é intenso e o pessoal vem aqui por causa desse atrativo.

Ha também alguns poucos hoteis mais requintados recem inaugurados, pois o governo está investindo nessa area. Os cruzeiros panamenhos para o Caribe partem daqui aos domingos, por isso ha hoteis de luxo recem inaugurados. Almoçamos em um clube de pesca e perdemos todo o dia tentando liberar o Land.

O Bill of Lading só ficou pronto após o almoço, fui ao Bco pagar, tinha fila, voltei a empresa de navegação e fui de taxi com um "tramitador"até um orgão do governo que emite um documento que permite liberar o carro.

Os carimbos, assinaturas, e aprovações demoraram muito mais do que o previsto e quando retornamos ao molhe já não era mais possível tirar o carro. Amanhã cedo devo dar andamento nos procedimentos e talvez consiga sair daqui na hora do almoço.

Acabamos indo de carona até um hotel onde vamos passar a noite, amanhã um novo dia, respirar fundo logo cedo e ir a luta para encerrar a novela. Felizmente o pessoal da empresa Seaboard tem sido muito simpático e atencioso conosco, isso amenizou nosso desconforto. Quem mandou se meter a besta e vir de carro aqui pra cima?

Um abraço a todos!

6 comentários:

  1. caramba.... até cansou ler.... que canseira vcs tomaram hein.. e realmente o trem atrasado sô... hahah
    mas olha o BL ja deveria estar emitido desde a CO... acho que os panamenhos comeram bola ai...
    abs e sorte e paciencia no dia de hoy

    ResponderExcluir
  2. Trevizan, se o transporte coletivo é o que restou dos ônibus escolares americanos, dá para imaginar que o transporte ferroviário ainda é feito com Maria Fumaça.
    Vou inventar um modem à corda (igual aos telefones antigos) e vender por aí como WIFI Ecológico.

    ResponderExcluir
  3. trevisan,
    Qual foi o custo total do traslado da Land para o Panamá...
    Qual o nome da empresa que fêz o serviço?
    Parabéns pelas fotos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Tó!! Nem tenho tido tempo para ler seus ótimos relatos... Hoje está dando para colocar em dia... Que saco essa burocracia toda heim?? Se fossem tão eficientes em punir os desonestos como pentelham as pessoas que fazem tudo certo, o mundo estaria bem melhor, rsss!! Boa sorte por aí com o embarque do carro!! E aproveita bem minha amiga... não vejo a hora dela chegar para agitar as molengas, rss!! Bjokas!! PS: Parabéns pelas fotos!

    ResponderExcluir
  6. Wi-fi ecologico!!!! hahahahaha melhor comentario dos ultimos 45 anos!
    hahahahah

    ResponderExcluir