domingo, 19 de abril de 2009

19/04 - dia 59 - 86km/13661km - San Marcos Tapachula


Meus amigos,

Pela primeira vez passei frio aqui. Dormi de pijama e com dois cobertores... fiquei surpreso, pois até agora só passei calor por aqui. Sai do hotel cedo em direção a fronteira, são 56 kms apenas de distancia que fiz em pouco mais de duas horas.

Além da estrada muito sinuosa cheia de aclives e declives, o terreno aqui é muito acidentado, atravessei alguns povoados, e ai a coisa pega, gente por todo lado, triciclos, barraquinhas, vans, e a completa falta de sinalização no trecho urbano.

Roda-se duas quadras e pergunta-se, mais duas e pergunta-se novamente, é muito facil de errar, e hoje nesse ultimo trecho havia muitas lombadas, algumas tão próximas que quando a ultima roda da carreta estava descendo uma lombada, a primeira já tinha subido na outra... um absurdo. Bem hoje é dia de índio né......

Nesse ultimo trecho muitas lavouras de café no terreno acidentado, são árvores de porte pequeno comparado com as nossas e aparentemente bem cuidadas. Há um pouco de cacau também e umas árvores de reflorestamento. Pela primeira vez não consegui encontrar um local para plantar minha árvore, portanto no retorno não posso me esquecer disso, infelizmente nesse ultimo trecho não passei por nenhum viveiro de mudas...

Na fronteira do lado Guatemalteco, estava bem confuso, gente a beça, mas não para cruzar, apenas vendendo alguma coisinha, tentando sobreviver, fiz algumas fotos chegando ao prédio de colunas azuis para dar uma idéia. Fui muito bem tratado pelo pessoal e consegui me livrar dos tramitadores.

Do lado mexicano, tudo estava mais limpo e organizado como a foto mostra, tive que fumigar o carro para eliminar possíveis pragas, depois fiz o tramite da imigração. Ao contrário do que aconteceu até agora, os tramites para o carro não são feitos aqui e sim na cidade próxima.

A funcionária orientou-me e disse que ao entrar na cidade, logo eu chegaria ao local facilmente identificado, só não falou: vai logo seu tonto assim voce fica sabendo que aos domingos não funciona...

Estou alojado em um hotel em frente ao prédio para amanhã cedo fazer a papelada... A cidade de Tapachula já tem uma urbanização bem mais próxima do que conhecemos, mais limpa, mais organizada, mais moderna. Parece que daqui em diante as coisas vão melhorar, e vou progredir mais rapidamente. Estou no estado de Chiapas, onde houve uma revolução ha alguns anos atrás por causa da distribuição de terras, algo parecido com nossos sem terra.

Almocei um “file ao vulcão”; o tempero tem uma pimenta que amolece até o garfo.... entendi porque no restaurante tinha tanto extintor de incendio. Pedi uma taça sorvete de sobremesa, espero que ele ultrapasse o file no caminho e chegue antes na saída...

Bem por hoje é isso, espero que amanhã tudo caminhe bem para eu chegar até as ruínas que pretendo conhecer, um bom fim de domingo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário