sexta-feira, 24 de abril de 2009

24/04 - dia 64 - 415km/14947kn - San Cristobal de Las Casas Salinas de La Cruz


Pessoal,

Após o café da manhã, entrei numa Kombi em direção ao centro de San Cristobal de Las Casas. É uma cidade colonial que mantem a arquitetura da época, muito bem conservada.

Alguns dos prédios públicos estão impecáveis e são majestosos, estes mais recentes, mas há vários deles que são da época em que a cidade era importante para a coroa espanhola.

Algumas das fotos que fiz dão uma idéia do que estou relatando. Existem centenas de prédios nesse estilo, alguns com janelas e portas muito imponentes, creio que isso deixa claro que os residentes eram da alta aristocracia.

Nas rua circulam muitas mulheres nativas em trajes típicos, algumas das etnias usam cores muito vivas em desenhos lindissimos, para tirar fotos pedi autorização que foi prontamente negada pela criatura, não sei se por superstição ou falta de educação mesmo.

Consegui tirar fotos de outras delas quase sempre de costas, mas creio que consegui mostrar o que considerei muito bonito, pois na luz do sol ha um certo brilho em alguns fios do trabalho feito por elas.

Retornei ao hotel e fui para a estrada, rodei quase sem parar, exceto no posto de controle do exército onde tomei uma canseira.. os caras abriram minha carteira.. contaram meu dinheiro... e eu só olhando...

A condição da estrada esta muito boa em quase toda a extensão e uma parte é pedagiada, paguei tres pedágios nesse trecho. Cheguei em Salinas no final do dia e uuffa.. que cidade estranha. Não consegui um bom alojamento, o hotel é muito caro pelo que oferece e esta estratégicamente localizado em frente a maior funerária da cidade.... cheguei em dia de desfile da escola, com direito a transito interrompido, e uma fanfarra perfeitamente desafinada.

Espero que amanhã ao sair eu veja alguma coisa mais bonita para não levar uma impressão ruim daqui, pois esperava ver uma orla bonita, afinal estou de volta ao litoral do Pacífico. Bem por hoje é isso, amanh~subirei mais um pouquinho até não sei onde... um abraço a voces e um ótimo fim de semana a todos!!

3 comentários:

  1. Trevizan, imagino que estejas atento as noticias (assim como tua familia aqui) mas nunca e' demais um alerta: existem casos de gripe suina no Mexico. Trata-se de uma variante viral muito severa que pode levar a morte. Alem da atencao redobrada a sintomas e locais por onde passas a fronteira com EUA vai estar ainda mais controlada. Dizem nas noticias que pessoas saindo do Mexico para qualquer outro pais serao monitorados. Escolas estao fechadas na Cidade do Mexico. Boa sorte e boa viagem.

    ResponderExcluir
  2. É verdade.
    Tbm estamos preocupados com essa gripe suiça.
    Continuamos seguindo vc.
    Boa caminhada!
    et

    ResponderExcluir
  3. Olá Tó, que saudades!
    Desculpe o atraso em escrever. Temos acompanhado toda a viagem, mas só hoje consegui que meu genro me ensinasse como fazer para falar com você nesse quadradinho. (santa ignorância).
    Estamos felizes com a realização de seu sonho. Já rí muito com a Cleide contando sobre a viagem. Espero que o seu pé já esteja melhor.
    Se cuida.

    Beijos
    Sandra e Ricardo

    ResponderExcluir