segunda-feira, 13 de abril de 2009

13/04 - dia 53 - 270km/12321km - La Cruz Leon


Pessoal,

Sai cedo do Hotel, abasteci o carro depois fui a um lava-lento, pois estava impraticável continuar viagem com o carro sujo. O pessoal deu um capricho, e segui viagem até a fronteira com a Nicaragua.

A saída da Costa Rica foi um pouco demorada porque cheguei logo após uns 4/5 onibus, ali consegui fazer uma foto onde aparece o carro e um pedaço da fila. A tramitação em si não demorou muito e não tive nenhum problema com os documentos.

Chegando do lado nicaraguense, fui assediado por dois garotos que são os chamados tramitadores. É coisa de louco, pois sem eles a coisa não anda. Eles conhecem todos os macetes, o que tem que ser feito antes e depois, enquanto um esta na fila com voce, o outro já está em outra fila guardando lugar.....

Depois da fumigação um entra no carro com voce para guiar até o local onde é feita a imigração.

Ao descer do carro fui assediado por mais um batalhão deles falando ao mesmo tempo, dei um berro e avisei que só ia falar com o garoto que já estava cuidando do meu processo. Funcionou parcialmente pois a garota que faz o seguro colou em mim e só largou depois que eu fiz o seguro com ela; um inferno...

Com relaçáo aos custos, é melhor não falar.. 3 dolares para fumigar o carro... 5 dolares para o fundo de turismo, 7 dolares para a entrada no país, 17 dolares para o seguro do carro e por ai vai, mas com tudo isso ficou bem mais barato que a Colombia onde só o seguro foi 130 dolares. Já do lado Nicaraguense, tirei uma foto da dupla de garotos, o "pinguim" e o "maçaneta" que no final fizeram um bom trabalho.

A estrada na Nicarágua varia de boa a péssima, pois em alguns lugares ela simplesmente deixa de existir. Outro problema é a inclinação do acostamento, se uma roda escapar do asfalto mesmo em baixa velocidade, um abraço.....

Ha muitos animais soltos pastando e acreditem: carros de boi na pista, além é lógico daquelas cargas bem "arrumadinhas" com um cara se equilibrando em cima. O relevo é pouco acidentado e basicamente se cria gado, cavalos de raça e um pouco de agricultura de subsistencia.

O pais é mais pobre que a Costa Rica, nota-se que a paisagem rural aqui é menos cuidada e os casebres rudimentares, com poucas flores ou jardim em torno. É época de seca e as pastagens estão muito feias. Planta-se mandioca, feijão e outras gororobas que não identifiquei. O reflorestamento é bastante desenvolvido aqui.

No caminho consegui plantar minha árvore. Entrei em um viveiro que é mantido por uma entidade filantrópica italiana, pois eles cuidam de crianças excepcionais. Tive sorte que estavam plantando umas palmeiras e só tive que comprar a muda pois as covas já estavam prontas. O senhor Francisco que aparece na foto é que vai cuidar dela daqui em diante.

O Lago Nicaragua é enorme e existe uma idéia de no futuro se fazer outro canal utilizando-se ele.

Ha uns 10kms da margem, esta a ilha de Ometepe onde dois vulcões quase simetricos dominam a paisagem. Avaliei bem e decidi não ir até lá para fazer passeio na mata, ou escalar o vulcão em 8 horas de caminhada, com o sol daqui, segui viagem até a ciade de Leon onde estou agora.

Amanhã se tudo der certo, cruzo a fronteira para Honduras, e sigo para o Norte. Um abraço a todos voces!!!

6 comentários:

  1. camis, prepare-se!!! agora vai ser vamos que vamos..quero ver vc atualizar esse mapa....rs

    sugestao:vamos fazer um bolao pra ver quem acerta o dia q ele chega nos USA???...

    ResponderExcluir
  2. opa Trevizan.... que trabalhao essa fila hein... da até medo de estar ali no meio so por conta da demora (eu odeio filas).
    caramba, vc ja esta ai em cima!!! tb a am. central é uma tripinha!!!! hahahaha pelo visto essa passagem até o mex ta bem animada apesar da estrada das fotos e do povo da fronteira....

    abs....

    ResponderExcluir
  3. Olá Trevizam como lhe disse estou acompanhando diariamente a sua aventura, fiz uma planilha que monitoro quantos km vc percorreu, quantos km faltam, qual a média efetuada, qual a média que voce deverá fazer para atingir o objetivo, etc... Só que nesta postagem voce não colocou a km percorrida se voce puder continuar colocando como vinha fazendo eu lhe agradeço e quando vc chegar lhe envio a planilha completa. Um abraço e mais uma vez lhe agradeço pela oportunidade de lhe acompanhar nesta aventura. Pirola

    ResponderExcluir
  4. pois é... agora é bom eu atualizar a cada 2 dias no máximo pq ele vai entrar no mode "drive" e só vai parar qd chegar no alaska mesmo... !!

    bom, coloquei as ultimas paradas, mas ficou meio complicado de saber por onde vcs chegaram em almirante (entre o panamá e a costa rica) já que pelo google maps não tem estrada praquele lado... por hora deixei em branco, qd alguém me contar por onde vcs passaram eu arrumo, ok!!

    bjs...
    ps > papis, adorei o chapéu :-)

    ResponderExcluir
  5. Trevizan, Estou chegando a uma bela conclusão: vou parar de reclamar de nossas estradas, dos pedágios...

    Acho que sei porque vc não fez as 8 horas de caminhada subindo o vulcão: é porque falaram que a volta só leva 5 minutos...rolando ladeira abaixo. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Tó tudo bem? estou super desatualizada!!!!vou ler tudo e dp escrevo OK
    boa viagem
    abraço

    ResponderExcluir