quinta-feira, 16 de abril de 2009

16/04 - dia 56 - 279km/13329km - Copan Antigua


Meus amigos,

Após o café da manhã fui comprar Arnica para colocar no meu pé hoje a noite, ele não está colaborando muito, parece que se rompeu uma veia grande dentro e cresceu ... no peito do meu pé esquerdo tem um vulcão, estou usando tenis apesar do calor; vou ter que colocar meio soutien menina moça nele....

Sai de Copan e 12km depois já estava na fronteira da Gautemala, quando cheguei e vi a fila de caminhões já assustei, mas meu tramite foi feito assim que cheguei ao guiche. Foi muito tranquilo tinha lugar para estacionar, não havia tramitadores.. do lado hondurenho foi tudo muito simples, o mesmo aconteceu para dar entrada na Guatemala, o pessoal tem um carinho por brasileiro e logo começa a falar de futebol, assunto que não tenho o menor conhecimento, ai falo umas bobagens, eles gostam e a coisa flui.

Após uns 30km entrei em um povoado para sacar dinheiro em um caixa automatico, parei na rua principal para pedir informação e no meio daquele gente toda, o cara que estava ao lado carregando adubo em uma pickup, tinha uma pistola Magnum cromada na cintura... e eu tive que deixar o carro na praça e atravessar uma feirinha para sacar grana...ui ui ui, depois na estrada parei para tomar agua de coco em uma barraca e o segurança estava de escopeta em punho... muito relaxante mesmo...

Dali segui por umas rodovias secundárias em bom estado de conservação até a cidade da Guatemala, claro que enfrentei um transito congestionado para cruzar a cidade, e acabei errando em uma saída, mas consegui parar, e obter a informação para retornar ao caminho correto para Antigua onde estou agora. Não fui parado nenhuma vez pela políca, nem paguei pedágio até aqui.

Na estrada as vans que fazem transporte tem uma escadinha para acessar o bagageiro, como voces podem ver ela é bem saliente... é para limpar pedestre da beira da calçada. Com relação aos nomes das cidades, vi que eles fizeram uma homenagem ao nosso querido Brasil, com relação ao nome da outra cidade prefiro deixar ao critério de voces, já chega as outras que vi no Panamá.

Antigua é uma cidade colonial que foi a capital da Guatemala no passado; não é barato ficar aqui. Muitos dos prédios estão em otimo estado, outros em ruínas foram conservados assim para mostrar o que restou de um terremoto que houve aqui no passado. A cidade é bem grande.

Espero que as fotos deem uma idéia a voces do que é a cidade. Para nós seria algo como Ouro Preto, Goias Velho, Parati, Embu das Artes etc.. Ha muitos hoteis, boutiques e bistros. ( ainda bem que minha mulher não está junto, ela iria odiar...). O calçamento é do tipo pé de moleque e a circulação de carros limitada.

Fui almoçar ao anoitecer em um restaurante, e quando entrei começou a tocar a Aquarela do Brasil... não caiu bem...logo hoje que eu estava lembrando daquele arroz e feijão com couve refogada.. um bifinho acebolado.. um ovinho frito...ui ui ui.. deu uma travada na garganta...

Incrivel como tenho ouvido musica brasileira por onde tenho passado, na verdade o que tenho ouvido nas emissoras de rádio daqui, não é lá muito bom, procurei em várias emissoras e vez ou outra se ouve alguma música bonita.

Andei muito pela cidade e voltei ao Hostal cansado... vou postar e depois ligar as turbinas, acho que hoje vou roncar muito, coitados dos outros hospedes... Bem respondendo ao Pirola sobre a quilometragem, o correto é 329km/13050km; será que eu errei em algum lugar? Bem um abraço a todos voces, hj quero dormir rapidinho para não sentir mais saudades desse nosso pais maravilhoso. Como de costume agradeço muito aos comentários de todos voces, isso me mantem mais próximo de nossa terrinha adorada... agora deixa eu responder para os espanhois..

Estimados Isidoro Marga,

Ahora yo me encuentro en Antigua, y solo, yo progreso mas rápido. Les recomendo conocer las ruínas de Copan pois que son muy bonitas. La ruta para llegar ahi no esta mala y para hacer el recorrido desde Leon se necesita unas 5/6 horas. En Leon tanbien hay unas iglesias coloniales se les gusta ver, ahi se empezo la gerrilla sandinista... espero que todo salga bien con el auto y que no tengan los problemas que hubo yo.. que no les rompan los huevos..... saludos y un beso gordo a ustedes.

8 comentários:

  1. Olá Tó, gostei do teu GPS, de nacionalidade inglesa. Por acaso você viu a marca, ou será marquinhas, ou mesmo tirou medidas pra ver se encontro algum similar nacional? Já que você perdeu este, que além de conversar, é de carne e osso,recomendo dar carona a outros pelos países por onde ainda terá que passar. Quem sabe você pelo menos não se torna um poliglota. Brincadeiras a parte, já que a delegada acompanha o blog, aproveita e pergunta a ela se a Dulce aconselha algo, para que você possa viajar sem qualquer incômodo. Se precisar de assessoria em futebol, acho que posso ajudar, sirva-se, mas tenho certeza que tens se saído bem e divertido o pessoal. As aulas continuam ótimas. Boa viagem. Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Trevizan,
    Com tanto nome estranho em placas de lugares que voce devia fazer um apanhado geral com todos eles.

    Boa Viagem,

    Orlando

    ResponderExcluir
  3. Em tempo: o aconselha algo é para o pé, e nada sobre o GPS, de nacionalidade inglesa. Abs

    ResponderExcluir
  4. Sacanagem. Conhecendo você, eu juro que não acredito. Mas as más linguas suspeitam, com grandes chances de probabilidade, que naquele acerto de contas, quem colocou 10 foi você. Me entende? Juro que nem debaixo de pau-de-arara confesso quem disse. Digo apenas que começa com C. Desconfia?

    ResponderExcluir
  5. Antonio, A p... do chapeu ficou 10, valeu, quando for pro Chile trago um pra vc. Aquela cidade deve ser "cidade irma" da Boquete...rsrsrs
    abrazos,

    ResponderExcluir
  6. depois de ler o primeiro paragrafo, todo mundo veio no meu computador pra saber o que estava acontecendo e porque eu ria tanto!! HUAUHAHUAHUAUHUHAUHAUHAAA

    ResponderExcluir
  7. Olá Antonio, gracias por las sugerencias. Nosotros también queremos ir para Antigua. Esta mañana pegamos o carro. Los trámites fueron un poco lentos. El chico que nos recomendó Abdul, de Seabord en Cristobal, que fue el mismo que te ayudó a ti, anoche estuvo tomando tragos de cerveza y hoy estaba con resaca. Nos ha costado varias veces volver para atrás en los trámites, pero finalmente a las 13 horas pudimos sacar o carro y venir de novo para Ciudad de Panamá. Amanha a primera hora salimos para David. Esperamos llegar a San José (Costa Rica) el Domingo por la tarde.

    En Puerto Cristobal hemos conocido a un argentino que viene de Alaska y nos acordamos de ti. Este chico piensa volver por Venezuela y el Amazonas.

    Esperamos que estés meior con tu pie. Abrazos y besos gordos.

    ResponderExcluir
  8. tó estou com a dulcinha e a virginia aqui no sahy.
    a dulce esta intrigada da onde vc tirou o sutian menina moca, pois o da gps ta + pra um GG...rs

    a recomendação da dulce, 0como0 fisioterapeuta para o pé é usar uma faixa daquelas de futebol e molhar com arnica no local da erupção, se nao der certo pode ser coco de vaca bem quente, por 30 minutos ...rs

    ResponderExcluir