segunda-feira, 20 de abril de 2009

20/04 - dia 60 - 327km/13988km - Tapachula Comitan


Meus amigos,

Como o tempo voa... 60 dias na estrada e nem percebi; e viva o "carpe diem"... Hoje ao me dirigir ao local para fazer a importação temporária" do meu carro fui informado que não era naquele local, e sim já na estrada saindo da cidade.

De qualquer forma se tivesse feito o processo ontem, eu não teria conseguido chegar até aqui onde estou com a luz do dia, portanto não foi ruim ter ficado por lá mesmo. Feitos os documentos peguei a estrada em direção as ruínas de Chinkultic.

Rodei desde umas 9:30hs até as 17:00hs por uma estrada que no começo era de pista dupla, depois ficou simples, boa em alguns trechos, e regular em outros. Ontem foi o dia do índio, hoje deve ser o dia da lombada, passei por mais de duas centenas...

Ha uma região muito acidentada aqui em Chiapas e demora-se muito para fazer aquele trecho fiz umas poucas fotos mostrando o relevo, e a boiada na pista...

O pessoal aqui cultiva milho, frutas, muita manga e abacaxi, e a pecuária também é bem desenvolvida. Ha algumas áreas muiito secas, onde existem canais de água para alimentar o sistema de irrigação. Depois das montanhas, o terreno já é mais umido e tudo fica mais verde.

A paisagem rural lembra muito a nossa, as casas tem outro estilo, mas no geral são bem cuidadas. Atravessei duas cidades que são mais bem urbanizadas do que as que passei na Guatemala, mas ainda assim um pouco confusas.

Chegando próximo as ruínas, (elas estão ha uns 35 km da estrada principal, o acesso é por estrada asfaltada) começou a cair uma chuva muito forte. Realmente isso era necessário, mesmo assim fui até o local e advinhem: estava fechado para remodelação....

Segui adiante e me instalei em um Hotel em Comitan, amanhã sigo rumo norte para visitar outras ruínas, espero que não estejam fechadas pra balanço... um abraço a todos, espero que desfrutem do feriado de amanhã.

Um comentário:

  1. Trevizan, tu escreve mais rapido do que consigo ler. Achei que terias dado uma pausa no relato durante o fim de semana e quando vou ver tenho 3 dias para ler. Esta narrativa está mesmo tão interessante que estou certo muitos seguidores aguardam os novos textos assim como num bom livro queremos logo chegar na próxima página.
    Pergunta: Acapulco está no caminho?

    ResponderExcluir